22 outubro 2015

Mercado imobiliário nacional conquista cada vez mais franceses


Investir em Portugal é “uma boa escolha” e este é “um bom momento”. Esta é a conclusão do seminário “O novo mercado dos seniores franceses em Portugal”, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, no dia 21 de outubro. Estas são palavras de Philomène Dias, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP – Portugal Global), e expressam bem o otimismo com que o mercado imobiliário nacional é encarado neste momento.


“Portugal está na moda entre os seniores franceses”, não só no turismo mas também enquanto destino cada vez mais forte para fixar a segunda habitação, referiu Jean-François Blarel, Embaixador de França em Portugal, durante a sessão de abertura. Com efeito, de acordo com as últimas previsões, até ao final deste ano está prevista a chegada de mais de 25.000 novos franceses a Portugal. 

Regime fiscal muito favorável para residentes não habituais 

Além da proximidade geográfica, de uma moeda comum, de um clima ameno e de uma vasta oferta cultural, Portugal oferece condições fiscais muito atrativas para os estrangeiros. 

Em vigor desde 2009, o Regime Fiscal do Residente Não Habitual adquiriu maior dinâmica desde 2013. Este enquadramento especial atribui vantagens fiscais às pessoas que solicitem residência fiscal em Portugal. A obtenção do estatuto de Residente Não Habitual permite ao seu titular beneficiar de um regime fiscal atenuado durante 10 anos, sendo os seus rendimentos sujeitos a menores taxas de tributação em sede de IRS ou podendo ser isento de tributação no caso das pensões obtidas no estrangeiro. O requerente não pode ter tido residência fiscal em Portugal nos últimos cinco anos e terá de permanecer em Portugal mais de 183 dias. 

Este sistema aplica-se a trabalhadores e reformados, quer sejam cidadãos estrangeiros quer sejam cidadãos portugueses que estiveram a viver fora do país e que pretendem regressar a Portugal. 

O seminário decorreu no Porto, no hotel InterContinental Porto Palácio das Cardosas. 

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.