Por Maria Ramalho Fontes*
O projecto Point of View, criado pelo Design Factory - gabinete de inovação e design da RAR Imobiliária -, no âmbito da participação no The Oporto Show 2012, pretende transmitir o impacto dos novos valores no design atual, fruto da realidade sócio económica, política e cultural, promovendo o debate sobre quais os caminhos a seguir pelo design.
O projecto Point of View, criado pelo Design Factory - gabinete de inovação e design da RAR Imobiliária -, no âmbito da participação no The Oporto Show 2012, pretende transmitir o impacto dos novos valores no design atual, fruto da realidade sócio económica, política e cultural, promovendo o debate sobre quais os caminhos a seguir pelo design.
Fazer bem com pouco, obtendo o máximo com o mínimo de recursos; a importância da arte e cultura portuguesas como inspiração para o design e valorização do que é nosso; a procura de soluções para lacunas nas necessidades básicas da sociedade e o cruzamento de ideias no desenvolvimento de projetos multidisciplinares e integrados são conceitos fundamentais para o entendimento do mundo criativo de hoje.
O impacto dos novos valores da sociedade na evolução do design atual conduz-nos então a uma reflexão mais profunda sobre as novas formas de criar e de compreender o espaço que nos rodeia. Neste sentido, é possível definir cinco grandes pilares, sobre os quais assenta o design: "design aid", "praise your culture", "less for more", "rise above..." e "cross sharing".
Foi com base nestes conceitos que, através das representações do designer gráfico Miguel Neiva, do cineasta Pedro Barbosa, dos LIKEarchitects, dos Dub/Opo'lab e da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), se tornou possível materializar parte da essência e características do design, propondo um novo olhar sobre a criatividade, uma visão e abordagem mais empática, em que o objetivo passa, sobretudo, por compreender a atividade dos designers enquanto centro de desenvolvimento de projetos capazes de gerar valor.
O design traduz-se, assim, num processo de análise, de experimentação, de reinterpretação, de solução e partilha, capaz de justificar a crescente influência do pensamento criativo na estratégia de ação das empresas. Aos designers, nas suas diversas vertentes, cabe encontrar soluções e inovar, responder aos anseios e necessidades que pautam os nossos dias, reinventar e criar tendo em vista o sucesso de pessoas, de sociedades e de países.
"Rising above conformity" manifesta a vontade de transmitir uma mensagem otimista, pensando o design como motor de desenvolvimento económico e eixo estratégico de uma sociedade capaz de gerar novas oportunidades, de evoluir saudavelmente e de crescer de forma sustentada.
O hoje é apenas uma questão de ponto de vista.
*Designer no Design Factory, gabinete de inovação e design da RAR Imobiliária
Fonte: OJE
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.