11 setembro 2012

Metade das famílias com crédito à habitação ganham menos de 914 euros

Os números foram apresentados ao grupo de trabalho que está estudar a nova legislação para o crédito à habitação. Deputados discutem hoje as propostas.

Quase 54% dos agregados familiares com crédito à habitação auferem um rendimento anual bruto até 12.804 euros. Ou seja, são mais de 2,5 milhões de lares portugueses onde o rendimento total do agregado familiar não ultrapassa os 914 euros mensais brutos, de acordo com dados fornecidos pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) aos deputados que fazem parte do grupo de trabalho que está a ultimar a nova legislação sobre o crédito à habitação e a que o Diário Económico teve acesso.

Apesar de não se saber qual é a taxa média de esforço dos créditos destas famílias, nem qual é a sua prestação média mensal, a verdade é que os números permitem compreender as crescentes dificuldades das famílias portuguesas em cumprirem com as prestações do crédito à habitação.

Dificuldades essas que já levaram mesmo à entrega de cerca de 19.500 casas à banca em dação em pagamento, de 2008 a 30 de Junho de 2012, de acordo com dados da APB.

O grupo de trabalho constituído para dar resposta a estas dificuldades das famílias portuguesas começa hoje a discutir na especialidade as medidas apresentadas. No domingo, PSD e CDS-PP avançaram com um conjunto de propostas alternativas, que retiram a possibilidade da entrega da casa ao banco ser suficiente para saldar a dívida no caso das famílias em "situação económica muito difícil".

Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.