06 janeiro 2013

Governo lança incentivos à redução do consumo de energia


painéis solares
Para incentivar a redução de consumo de energia e a sustentabilidade, o governo vai lançar novos apoios às famílias que instalarem painéis solares e janelas eficientes.

O objectivo era reduzir o consumo de energia em 20% até 2020, mas desde 2001 que Portugal foi mais além do exigido pela União Europeia, definindo uma redução de 25% no consumo de energia primária e de 30% no consumo dos edifícios públicos.


De acordo com Filipe Vasconcelos, director-geral da Adene, 2012 foi, apesar da celebração do ano da sustentabilidade “um momento para continuar o trabalho que sido desenvolvido até agora, disponibilizando acesso a novos instrumentos de apoio financeiro”.

Assim, no âmbito do Fundo de Eficiência Energética, que tem uma dotação de cinco milhões de euros, o governo lançou um novo apoio à instalação de janelas eficientes e de painéis solares para aquecimento de águas, que oferece até 1250 e 1500 euros, respectivamente.

Filipe Vasconcelos explica que a candidatura é válida apenas para consumidores domésticos, mas para aceder é necessário recorrer às instaladoras certificadas e também ter um certificado energético que ateste que a casa precisa de novas janelas e/ou de painéis solares.

Segundo o responsável, apenas 10% das casas em Portugal estão certificadas, fazendo um total de 560 mil.

Fonte: iOnline

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.