26 outubro 2013

A Importância da Formação & Consultoria na área de Imagem e Marketing Pessoal


A Importância da Formação & Consultoria na área de Imagem e Marketing Pessoal
O que pensa que é o investimento de longo prazo mais seguro: Uma casa, um terreno, obrigações? Não, é investir em si próprio/a! Mais precisamente, nas suas competências, na sua saúde, no seu desenvolvimento pessoal, em diplomas, certificados de habilitação e na sua rede social.
A formação contínua tende a ganhar uma crescente importância devido às acentuadas transformações sócio económicas e técnico-organizacionais. As novas exigências do mercado, a rápida difusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a globalização da economia e a forte concorrência pressionam as empresas para se adaptarem à procura, em termos de diversidade, qualidade e quantidade dos produtos, inovação e prazos de entrega.

Formação não quer dizer apenas a educação formal como a aprendemos no nosso ensino tradicional. Este tipo de formação muitas vezes é sobrevalorizado pois não é suficiente para criar a diferenciação, para ser notado. Tão importante ou mais, é saber fazer, ou seja, ter competências. E isto não se obtém apenas através da formação propriamente dita.

Umas das formas que contribuem para um maior sucesso profissional e pessoal, é investir em si próprio/a através do marketing pessoal & consultoria de imagem.

Criação de uma marca / imagem pessoal

Quando pensa em marcas como Apple, McDonald´s ou Coca-Cola sabe logo que empresas são e o que fazem. Provavelmente, também formou uma ideia sobre elas e os seus produtos, e talvez já tenha experimentado esses produtos.

Já se pensou que você também é uma marca? A maneira como se apresenta e como os outros o/a vêem é a sua marca pessoal! Se gosta ou não, tudo o que faz ou não faz, diz ou não diz, (mas mostra com a sua linguagem corporal) diz muito sobre si e podem ter consequências de longo prazo para si.

A preocupação com a imagem tornou-se mais evidente a partir de 1980. Vários autores investigaram mais aprofundadamente a psicologia da cor, e o mais conhecido autor Carole Jackson, descrevia como as cores influenciavam a nossa aparência, ou seja, como certas cores nos fazem parecer mais saudáveis e bonitos/as e como outras cores nos dão um ar mais doente e pálido.

A formação e consultoria na área de marketing pessoal & imagem pessoal tem crescido substancialmente nos últimos anos em Portugal. Hoje em dia, o serviço de consultoria de imagem, já não é visto como um produto de luxo mas como uma necessidade.

A consultoria de imagem pessoal e marketing pessoal ajudam a desenvolver a marca que deseja. A ideia não é criar um ‘produto’ que não tem nada a ver consigo ou que é 100% perfeito. O objetivo é que através de uma análise da sua personalidade, interesses, qualidades, pontos fortes e fracos, o ajudar a ter presente, quais são os seus factores diferenciadores, de forma a distingui-lo/a dos outros, que por exemplo, têm o mesmo curso, a mesma função ou a mesma experiência.

No mundo tão dinâmico no qual vivemos hoje em dia, a primeira impressão que deixa, pode ser determinante para o seu sucesso. Quando conhece alguém pela primeira vez, forma logo uma ideia sobre essa pessoa, mesmo sem conhecê-la, muitas vezes de forma inconsciente.

‘Curb appeal’ é um termo muito utilizado nos Estados Unidos no sector imobiliário. Curb, que significa ‘passeio’ refere-se ao impacto que a primeira impressão de uma casa à venda tem nos seus potenciais compradores. A primeira impressão é assim, determinante pelo que é essencial verificar se é esta impressão que quer deixar, por exemplo, numa entrevista de emprego ou numa reunião importante.

Numa consulta de imagem, além da primeira impressão, existem outros temas que podem ser abordados como:
  • o vestuário ideal para cada ocasião, o que favorece melhor a sua morfologia e o que está de acordo com a personalidade de cada pessoa;
  • as cores e as combinações certas para o vestuário, ou seja, se estão em harmonia com as suas características físicas e adequadas para cada ocasião;
  • o corte de cabelo e a maquilhagem que favorecem mais o seu rosto;
  • etiqueta;
  • apresentação em público
  • linguagem não-verbal.
A Colour me Beautiful que completa os seus 30 anos no ano que vem, dispões de vários serviços na área de imagem pessoal & profissional. Além de consultas individuais, organiza workshops para particulares e empresas e é líder internacional na área de formação de consultoria de imagem.

Foto: Manon Rosenboom Alves - Diretora geral da Colour me Beautiful em Portugal.
Contatos: info@cmb.com.pt / www.cmb.com.pt / 96 4481443

Fonte: Pontos de Vista

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.