A Câmara de Lisboa (CML) conseguiu arrecadar mais de três milhões de euros com a venda de 24 edifícios devolutos, através do programa "Reabilita Primeiro, Paga Depois", revelou hoje o presidente da autarquia, António Costa.
Na primeira hasta pública do programa, na última sexta-feira, estiveram presentes 70 interessados. Os 24 edifícios foram licitados em média 27 vezes, e a câmara conseguiu arrecadar cerca de três milhões de euros, "1,3 milhões acima do valor base de licitação", disse o autarca.
Uma vez que o "Reabilita Primeiro Paga Depois" permite a compra do edifício, atrasando o momento do seu pagamento para depois da conclusão das obras de reabilitação, num prazo máximo de três anos, a autarquia recebeu, de momento, um milhão de euros, referente aos proprietários que conseguiram apresentar pronto pagamento.
António Costa indicou que este montante de um milhão vai ser "alocado integralmente à reabilitação de património municipal que precisa de ser reabilitado".
Para o presidente, esta é uma forma de o município "ter recursos sem recorrer à banca, sem pagar juros e sem endividamento", mas também de "contribuir para acelerar o processo de reabilitação urbana".
No âmbito do "Reabilita Primeiro, Paga Depois", a autarquia vai licitar brevemente "três edifícios de maior dimensão" e, em junho, mais 20.
Fonte: OJE
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.