22 outubro 2013

Deco Proteste: Fundos Imobiliários, mantenha-se afastado


Metade dos fundos imobiliários abertos apresenta uma rentabilidade anual negativa, sendo a média de –2%. O pior ano de sempre.

Tal como antecipámos, as rentabilidades anualizadas no final do terceiro trimestre revelam que 2013 está a ser um péssimo ano para os fundos de investimento imobiliários. Pela negativa destacam-se Imonegócios(-12,2%),Banif Imopredial (-5,9%), Novimovest (-5,5%), Gespatrimónio (-4,3%), Popular Predifundo (-4%) e AF Portfólio Imobiliário(-3,25%). Para uma consulta completa da rentabilidade, aceda ao nosso comparador de fundos imobiliários.

Perda de isenção
Os problemas estruturais mantém-se (elevado endividamento, reduzida liquidez e elevado nível de imóveis desocupados) e deverão agravar-se em 2014. O governo ao estabelecer no orçamento para 2014 o fim da isenção total (taxas são reduzidas para metade) de pagamento do imposto municipal sobre imóveis e de imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis acaba por lançar mais uma acha para a fogueira. Estimamos que esta medida afete negativamente a rentabilidade anual em cerca de 0,2 por cento.

Pressão do Banco de Portugal
Também a pressão que o Banco de Portugal está a fazer sobre a banca para escoarem e reavaliarem em baixa os ativos imobiliários em posse das instituições financeiras como resultado da execução de hipotecas deverá ter um impacto muito significativo na avaliação dos imóveis detidos pelos fundos. Ao serem efetuadas estas reavaliações, os fundos também serão forçados a fazê-las para não se registarem inconsistências significativas de critérios (imóveis semelhantes com valorizações muito diferentes). Como consequência, o valor dos ativos será revisto em forte baixa, com um imediato agravamento na rentabilidade dos fundos. Mantenha-se afastado e assista de longe à implosão.

Fonte: Deco Proteste

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.