11 novembro 2014

Ainda existem 151 mil famílias que não conseguem pagar crédito à habitação


As dificuldades económicas das famílias portuguesas estão longe de ser ultrapassadas. Os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal mostram que, no final de Setembro, existiam ainda perto de 151 mil agregados que não conseguiam fazer face aos seus compromissos com o crédito à habitação. Um indicador com uma carga significativa, já que as prestações da casa são tradicionalmente a última responsabilidade que uma família deixa de cumprir.


Apesar dos números historicamente elevados do incumprimento no crédito à habitação, os dados hoje divulgados pela entidade apontam para uma ligeira melhoria. No terceiro trimestre deste ano, 649 famílias conseguiram escapar às malhas do incumprimento no crédito com essa finalidade, invertendo uma tendência de agravamento que se vinha a verificar desde o arranque do ano.

No entanto, em termos relativos, estes números são claramente insuficientes, uma vez que no primeiro semestre foram concluídos 35.606 processos no âmbito do PERSI (procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento), com regularização do incumprimento no âmbito do crédito hipotecário. A estes somam-se ainda 48 processos resolvidos devido à aplicação do regime extraordinário. Ou seja, apesar da solução encontrada para estes contratos, os novos casos de incumprimento cresceram quase ao mesmo ritmo.

Apesar da evolução favorável no terceiro trimestre, o número de novas famílias a entrar em situação de incumprimento no crédito à habitação desde o arranque do ano totaliza 5.199, devido ao agravamento de 5.848 casos nos dois primeiros trimestres de 2014.

Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.