10 dezembro 2016

Aumento do IMI não passou despercebido aos potenciais compradores



A Porta da Frente Christie's desde sempre acreditou na internacionalização do nosso mercado imobiliário. Temos um produto muito exportável e que vai muito além dos imóveis, dos preços atrativos e da excelente qualidade de construção.

Aquilo que temos vendido com grande sucesso nos últimos três anos é o ambiente extraordinariamente favorável para o investimento. 



Nas nossa muitas apresentações por esse mundo fora (Brasil, Suécia, Dubai, Qatar, África do Sul, França, Turquia entre outros), apresentamos um país onde vale a pena investir na perspetiva da aplicação financeira e onde vale a pena morar pela grande qualidade de vida que oferecemos. E essa tem sido uma combinação de sucesso. Nos três últimos anos vendemos imóveis a 25 diferentes nacionalidades.

Para este ambiente contribuem vários fatores muito diferenciados. Desde logo a segurança. Segurança física (somos o 5° país mais seguro do mundo), segurança no investimento (temos dos mais avançados sistemas de registo de propriedades), capacidade e propensão para o acolhimento destes estrangeiros na nossa comunidade, fazendo com que se sintam parte integrante da mesma e não estrangeiros. Um país bem infraestruturado, que funciona, que oferece todas as valências que franceses, suecos, brasileiros e outras nacionalidades procuram para o seu dia a dia. Sendo que conseguem ter uma elevada qualidade de vida a um custo muito inferior ao dos seus países de origem.

Para além disso, temos uma oferta de imóveis com um nível muito acima da média. Desde a arquitetura que muito tem evoluído nos últimos anos, procurando ir ao encontro de uma procura cada vez mais exigente, à distribuição dos espaços, à qualidade de construção, aos acabamentos e equipamentos. Tem sido muito gratificante ouvir a opinião destes compradores. Especialmente porque temos ainda um preço por m2 muito inferior à maior parte das principais cidades europeias e isso tem sido um dos principais argumentos para atrair o investimento estrangeiro.

A reabilitação urbana de Lisboa tem sido outro dos fatores fundamentais para atrair este investimento estrangeiro. Conseguir um apartamento novo num bairro histórico da nossa capital é muito aliciante. Na realidade, conseguem o melhor de dois mundos: o conforto de um apartamento moderno num bairro com vida própria e com muito para oferecer.

Mas não podemos esquecer que na origem de muitas destas aquisições estão os programas do Golden Visa e do Residente Não Habitual. Foram sem dúvida uma alavanca importantíssima que na dinamização do mercado imobiliário e continuam a ser responsáveis por uma fatia muito importante do mercado.

Temos que ter a consciência que nesta promoção do nosso país para a captação de investimento estrangeiro estamos a competir com muitos outros países. E, por isso, precisamos de manter as vantagens competitivas que temos. É imprescindível mantermos os programas Golden Visa, Residente Não Habitual e os incentivos fiscais à reabilitação urbana. Fundamental é também manter um regime tributário estável que dê segurança aos investidores.

A recente notícia do aumento do IMI não passou despercebido aos potenciais compradores. Temos sido confrontados com muitas perguntas sobre este tema e já tivemos casos em que os clientes desistiram ou adiaram as suas decisões de investimento até que este assunto esteja clarificado. É muito provável que alguns investidores desistam ou optem por investir noutros países.

É fundamental não fazer mais alterações na fiscalidade, seja no IMI ou o IMT, e manter a atual lei do imposto sucessório. É fundamental também manter os programas Golden Visa, Residente Não Habitual. Qualquer alteração nestas áreas vai enfraquecer a nossa capacidade de continuarmos a atrair investimento para o setor imobiliário. Convém ainda realçar que, ao contrário de outros mercados os benefícios do investimento estrangeiro no mercado imobiliário não se esgotam na aquisição. Para além dos impostos anuais, grande parte dos investidores ou vêem viver para Portugal ou passa cá umas temporadas, em que consomem e dinamizam muitas outras áreas da nossa economia.

artigo de opinião de Rafael Ascenso, Diretor-geral da Porta da Frente Christie's
Fonte: Jornal Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.