A capacidade de contactar com pessoas (networking) é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Os eventos profissionais de networking apresentam oportunidades de interagir com os outros a nível pessoal e ainda a desenvolver relacionamentos lucrativos. Estas ocasiões são fundamentais para quem quer crescer num negócio ou promover uma carreira. Mas a maior parte das pessoas não fica confortável a andar de um lado para o outro numa sala cheia de desconhecidos a tentar conversar com eles.
Quais os obstáculos ao networking? Como superá-los?
Relutância em falar com desconhecidos
Desde pequenos que nos ensinam que não devemos falar com pessoas que não conhecemos. Não é seguro. Em determinadas situações, isto ainda é, hoje, um bom conselho. No entanto, em termos de negócio, falar com desconhecidos é um meio de criar interesse e conseguir apoio para seus produtos e serviços. Se só falar com as pessoas que já conhece, vai deixar escapar oportunidades de fazer novos contactos e pode perder contactos importantes.
Para superar o desconforto de falar com pessoas que não conhece, defina uma meta para si mesmo antes de ir a qualquer evento de networking. Decida quantos novos contactos quer fazer ou quantas pessoas quer conhecer. Em alguns casos, pode apontar especificamente os indivíduos-alvo que gostava de conhecer.
Em seguida, avance com alguns “quebra-gelo” ou inicie a conversa. Tenha algumas perguntas preparadas para poder fazer a qualquer pessoa que encontre no evento. Pode querer saber quais os negócios das outras pessoas, qual a sua ligação à organização patrocinadora do evento ou a sua opinião sobre o local.
Ausência de apresentação
É muito mais fácil fazer um novo contacto, quando há alguém para fazer a introdução e preparar o terreno. Mas se fica à espera de outra pessoa para fazer a apresentação então pode vir a não conhecer ninguém. Em eventos de networking, o objetivo é conhecer o maior número de pessoas possível.
Por isso, esta é a hora certa de enfrentar os seus medos. Chegue até às pessoas que não conhece, apresente-se e comece uma conversa. Só o poderá fazer se preparou a sua auto-apresentação com antecedência. Mas não vai apresentar-se da mesma forma em todas as ocasiões. Talvez seja a primeira vez que vai participar numa reunião numa associação. Nesse caso, pode querer fazer a apresentação, como parte da sua introdução. Deixe as pessoas saberem quem é, porque está ali e dê-lhes uma razão para quererem saber mais sobre si.
Medo de uma apresentação agressiva
Pode pensar que vai afastar as pessoas se for assertivo e que se alguém quiser de facto falar consigo dará o primeiro passo. Se esta é a sua linha de pensamento então passará o tempo todo sozinho na receção ou entrada e sairá sem um único contacto novo. Ser aberto, amigável e interessado não irá afastar as pessoas.
Não se vai tornar excessivamente agressivo se procurar pessoas “acessíveis” que são as que estão em pé sozinhas ou que estão a falar em grupos de três ou mais. Duas pessoas a conversar uma com a outra não são acessíveis porque podem estar a ter uma conversa privada e seriam interrompidos.
Pensar que outras pessoas podem “não” gostar de “si”. Há sempre o risco de que a outra pessoa não esteja interessada em si e não queira encontrar-se ou falar consigo. Isso acontece. Se for esse o caso, não tome isso como sendo pessoal. Quem não arrisca não petisca. Se isto acontecer não desanime. Sorria, siga em frente e diga para si próprio, “Próximo?”
Haver uma má interpretação das suas intenções
Ao aproximar-se de alguém do sexo oposto para começar uma conversa pode dar mais o aspeto de um flirt do que de networking. Este é um problema maior para as mulheres do que para homens. As mulheres têm um lugar igual no mundo do trabalho e precisam criar ligações profissionais tal como acontece com o género oposto. No mundo dos negócios, as mulheres já não se podem dar ao luxo de virar as costas a qualquer oportunidade que lhes surja.
Nem os homens nem as mulheres serão mal interpretados se se apresentarem vestidos de forma profissional e se mantiverem a conversa focada nos negócios ou em assuntos que não sejam pessoais nem privados.
Nem os homens nem as mulheres serão mal interpretados se se apresentarem vestidos de forma profissional e se mantiverem a conversa focada nos negócios ou em assuntos que não sejam pessoais nem privados.
Sejam quais forem as dificuldades que encontre, enfrente-as antes do próximo evento de networking e elabore um plano pessoal para as conseguir ultrapassar. Uma vez feito isto, vai conseguir contactar com os outros participantes com confiança e civismo, em qualquer circunstância, e os resultados não irão demorar a aparecer.
Fonte: silviofortunato.com
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.