23 abril 2014

O Peso da Armazenagem no Mercado Industrial



A evolução do mercado industrial em Portugal foi muito influenciada pelo tecido económico do país e pelo papel que o setor tinha na economia nacional. Até á década de 80 este setor encontrava-se maioritariamente focado na atividade industrial, estando a sua oferta imobiliária muito concentrada em unidades fabris.
O desenvolvimento da atividade logística criou a necessidade de um novo tipo de espaço imobiliário conduzindo ao nascimento do mercado imobiliário industrial, até à data praticamente inexistente pela sua ausência de procura. 

Assim, surgiram nesta fase os primeiros parques empresariais do país e as primeiras plataformas logísticas, criadas com base em operações imobiliárias profissionais, tendo como intervenientes os promotores dos espaços, os investidores (promitentes compradores do espaço após concluído) e os operadores logísticos (promitentes arrendatários dos espaços). 

Nestes anos, resumidos a pouco mais de uma década, a oferta do mercado imobiliário em Portugal cresceu exponencialmente, transformando-se num aglomerado imobiliário onde os armazéns e plataformas logísticas concentram mais de metade dos espaços e das operações imobiliárias do setor, principalmente na Grande Lisboa, onde a oferta total de espaços industriais e logísticos é de cerca de 12 milhões de m2, dos quais cerca de 70% é representada pelo segmento de armazenagem e logística. A própria organização do mercado industrial na Grande Lisboa é ditada pela atividade logística.

Fonte: c&w / CI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.