24 maio 2012

Pessimismo sobre evolução dos preços de habitação diminui


Pessimismo sobre evolução dos preços de habitação diminui“Ainda que se tenha mantido negativo em -50 (indicando que 50% dos respondentes observou mais quedas do que aumentos de preços), assinala uma recuperação face aos -56 pontos registados em Março e aos -70 pontos anotados há cinco meses atrás”, realça o comunicado de imprensa da Confidencial Imobiliário (Ci), responsável por este estudo, em conjunto com o RICS.

Segundo a mesma fonte, o mercado de compra e venda de habitação continua a exibir “fragilidade, quer em termos de preços, quer em termos de actividade e expectativas”.
O índice nacional de confiança, baseado nos preços e expectativas relativas a vendas, caiu de -48 para 49 em Abril. “A redução da procura continua a ser o principal impulsionador para a quebra de preços, já que as instruções de venda – indicativas da oferta – continuaram a cair”, continua o comunicado.

No que concerne ao arrendamento, o PHMS dá nota que este “continua a beneficiar da baixa actividade registada no mercado de compra e venda, principalmente porque as famílias não conseguem aceder ao crédito para aquisição”.

“De acordo com os inquiridos, as condições de acesso ao crédito continuam a figurar como o principal factor a afectar a actividade do mercado de compra e venda.

Ao mesmo tempo, têm reportado como causa adicional da baixa de preços, a colocação no mercado dos imóveis recuperados pelos bancos.

No entanto, nem todas as notícias são más, sendo que alguns agentes esperam por uma subida de actividade durante o Verão”, explicou Ricardo Guimarães, directora da Ci.

Fonte: Construir.pt

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.