14 junho 2012

Renovado Inatel Cerveira Hotel convida à fruição da natureza

Slideshow image
A Fundação Inatel reabiu o seu hotel de quatro estrelas em Vila Nova de Cerveira, após as obras de requalificação. A intervenção, na ordem dos seis milhões de euros, é particularmente visível ao nível do lobby, receção, bar, restaurante e salas polivalentes.

Estrategicamente localizado, o Inatel Cerveira Hotel é uma unidade recentemente requalificada pela Fundação Inatel, tendo sido investidos cerca de seis milhões de euros.



A proximidade da Galiza, mas também a localização ímpar junto da ria e a dois passos da serra, tornam a unidade hoteleira um caso de sucesso na oferta da Inatel.

O hotel de quatro estrelas, que entretanto reabriu com um redesenho arquitetónico onde apenas ficou a estrutura exterior do complexo, oferece 100 quartos, sendo quatro suites e três destinados a deficientes motores. Ainda sem um target bem definido, mas com objetivos abrangentes, o hotel oferece serviço de um nível elevado, que inclui restaurante, Internet Wi-Fi, auditório, sala polivalente, biblioteca, espaços infantil, piscina, campos de ténis, polidesportivo com relvado sintético, para além de permitir o aluguer de BTT. Aliás, a proximidade ao mar e à serra, aliada a uma paisagem espetacular de Vila Nova de Cerveira, tornam essenciais as opções de atividades ligadas ao ambiente.

Denominada "Vila das artes", Cerveira é uma das zonas mais bonitas do Alto Minho, com acesso privilegiado via autoestrada de Lisboa (percurso feito em três horas e meia), ficando a escassos 15 minutos de Espanha e a pouco mais de uma hora de Santiago de Compostela. Berço da bienal internacional de arte, Cerveira tem em redor muita oferta cultural e lúdica, com destaque para toda a região entre Viana do Castelo e Valença. Do lado da Galiza, as localidades mais próximas são Tui e Bayona, mas é o Caminho de Santiago aquele que atrai mais interessados, quer se trate de turistas ou de peregrinos.

As propostas para deslocações podem passar pelo "caminho português da costa", que começa no Porto, passa por Vila do Conde e Póvoa de Varzim, usufruindo das praias, seguindo depois por Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Cerveira e Valença e/ou aproveitar as pequenas rotas de Santiago, destacando-se a ligação de Cerveira à localidade espanhola de A Guarda, feita por ferry, podendo seguir pelo Rosal, Oia, Baiona, Nigran, Vigo, Redondele e chegar a Santiago. Para quem prefere deslocações rápidas, a ligação por autoestrada (portajada) é fácil, e é feita via Vigo.

De regresso a Cerveira, torna-se obrigatório procurar as iguarias típicas da região, para além de apreciar o artesanato local, a par das paisagens verdejantes todo o ano.

O Inatel Cerveira Hotel foi alvo de uma reestruturação profunda durante dois anos, sendo de realçar as intervenções no foyer, receção, bar, restaurante e salas polivalentes. Para os clientes do antigo Inatel, as diferenças vão parecer abissais, nomeadamente ao nível da receção, tendo passado de uns escassos 25 m2, para uma magnífico hall, com triplo pé-direito, ao mesmo tempo que foi centralizada como núcleo de atendimento dentro de caraterísticas mais contemporâneas. Todas as áreas de usufruto coletivo abrem-se sobre o espaço de entrada. A opção arquitetónica teve de ligar plasticidade, criativa, funcionalidade e segurança e é desta forma que aparecem as "caixas" das escadas exteriores como elementos relevantes em aço "Corten", a par da nova atitude de desmultiplicação dos vãos de quartos. Estas soluções garantem um movimento controlado de elementos de proteção solar e térmica dos alçados. Dante de Macedo, o arquiteto autor do projeto realça o facto de o revestimento térmico dos alçados, os sombreamentos dos vãos orientados a poente e ainda as áreas de painéis solares, serem "elementos técnicos e simultaneamente fundamentais de uma construção/reabilitação no respeito pelo meio ambiente".

Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.