20 julho 2012

Imorendimento estabelece medidas de optimização sustentável do seu edificado

A Imorendimento anunciou a implementação de “um conjunto de medidas de sustentabilidade” com vista a “optimizar a gestão do património imobiliário”.

Para este projecto, foram envolvidos “todos os parceiros, agentes exteriores e colaboradores afectos à empresa”. Assim, o grupo pretende melhorar a performance interna e de gestão do património, “reduzindo os consumos de matéria proveniente de recursos naturais não renováveis, valorizando, ao mesmo tempo, a reutilização e a reciclagem”.
Segundo o comunicado de imprensa da Imorendimento, esta política ambiental assenta “num conjunto de critérios e regras” que deverão ser seguidas na concepção de novos projectos e nas intervenções no edificado.

Algumas das medidas que arrancaram no ano transacto em alguns empreendimentos do grupo permitiram já reduzir “17% dos consumos energéticos, 11% do consumo de água e 2% dos resíduos depositados em aterro”. Segundo a Imorendimento, esta medida resultou ainda num crescimento de 33% dos resíduos enviados para reciclagem e de 740% dos resíduos enviados para compostagem.

Para estar em conformidade com os objectivos estabelecidos, a Imorendimento frisa que é necessário que os parceiros escolhidos para a concepção, estudo e projecto estejam “certificados e aptos para implementar medidas como a redução do uso do solo em todos os empreendimentos, a implementação de medidas de redução do consumo de água (com o consequente tratamento e reutilização de águas residuais), redução das emissões de CO2 e reforço das fontes de energia proveniente de recursos naturais renováveis, entre outras”.

Esta política exige ainda que todos os projectos a analisar “se façam acompanhar de um plano de explroação e operação do edifício, que garanta a sustentabilidade ambiental do projecto ao longo do seu ciclo de vida”.

Fonte: Construir

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.