24 setembro 2012

Investimento imobiliário em Portugal - 1.º semestre de 2012


O investimento em imobiliário institucional em Portugal foi muito reduzido no primeiro semestre do ano, atingindo apenas cerca de 55 milhões de euros. Este valor representa uma quebra de 5% face ao período anterior e menos 40% que na primeira metade de 2011. 

Destaque para duas transações que representaram 80% da atividade entre janeiro e junho deste ano: a alienação do edifício da Rua Castilho n.º 5 no CBD e da sede da Microsoft no Parque das Nações.


A maioria dos ativos transacionados são escritórios (tanto edifícios inteiros como conjuntos de frações do mesmo imóvel), exceção apenas para um negócio de venda de armazéns.

Cerca de 70% do investimento efetuado teve origem nacional, sendo evidente uma mudança no tipo de investidores. Com o aumento das yields prime e os investidores institucionais afastados do mercado português, surge a oportunidade para investidores privados e empresas familiares adquirirem ativos de qualidade, que noutros tempos não conseguiriam comprar devido à concorrência agressiva. Esta nova tendência é essencialmente motivada pela necessidade de diversificação face aos tradicionais investimentos em ativos financeiros, já que oferecem, em muitos casos, maior segurança e rentabilidade.

Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.