23 outubro 2012

Comandar a casa pelo telemóvel


Gerir remotamente, a partir de um telemóvel, uma máquina de lavar e outros eletrodomésticos é uma das funcionalidades da plataforma conjunta que a Vodafone e a IBM apresentaram na última feira IFA de eletrónica de consumo, que decorreu no início de setembro em Berlim.

O objetivo desta aliança? Criar uma casa inteligente ao alcance de todos. Além de dar ordens aos eletrodomésticos, esta tecnologia IBM/Vodafone - que utiliza o cloud computing (computação na nuvem) e a 'internet das coisas' - também permite comandar à distância, através de um smartphone, o aquecimento, a iluminação, a segurança das casas ou visualizar remotamente o consumo da água ou da luz. 


Esta tecnologia pode interagir com os contadores inteligentes das smart grids (redes elétricas inteligentes) que permitem monitorar os consumos e gerir a microgeração de energia à qual milhares de consumidores portugueses já aderiram.

A questão da poupança energética é, aliás, uma das mais relevantes quando se fala de cidades do futuro. Será que o telhado da minha casa tem potencial energético? Um trabalho de um grupo de investigadores do e-GEO, unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e do DEGEE da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa, tem uma solução que permite estimar a rentabilidade da instalação de sistemas fotovoltaicos dos telhados das habitações, Para já, este sistema de informação geográfica tem como área de demonstração a freguesia de Alvalade, em Lisboa. Mas, segundo Teresa Santos, investigadora da FCSH-UNL, o e-GEO é uma plataforma que foi concebida para ser replicada noutras zonas de Lisboa e cidades portuguesas.

Fonte: Expresso

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.