18 outubro 2012

Projeto francês vence competição de casas autossuficientes na Solar Decathlon Europe 2012


Terminou a competição Solar Decathlon Europe 2012, concurso internacional entre universidades de todo o mundo, que promove o desenvolvimento de casas sustentáveis. Entre 14 e 30 de setembro, 18 equipas exibiram os seus projetos em Madrid.

O projeto Canopea, desenvolvido pela pela equipe francesa Rhône-Alpes da Escola Nacional Superior de Grenoble, foi o vencedor, com a proposta de um edifício "nanotorre".


A casa "nanotorre" é coberta por painéis solares que garantem a autossuficiência elétrica, e que para além de fornecerem energia elétrica para os dois pisos da casa, ainda são capazes de carregar um veículo elétrico.

O projeto casa Canopea também engloba o conceito conhecido como “nanotower”. Desta forma, as casas podem ser interligadas verticalmente e horizontalmente, o que pode permitir a formação de bairros inteiros com este conceito.


Na classificação final, Portugal ficou em 16º lugar com o seu projeto "Casas em movimento". A classificação de todos os países está disponível no site do Solar Decathlon Europe 2012.

Fonte: IMOnews Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.