Considerou-se muito pertinente a criação de um ciclo sobre este tema, que desse uma panorâmica global e transdisciplinar sobre este tipo de processos, que fizesse a ponte entre teoria e prática, entre a evolução histórica, as boas práticas atuais e as prespetivas de futuro em matéria de reabilitação de áreas urbanas.
Deste modo, o ciclo convida os participantes a fazer um percurso que se inicia com um enquadramento global da reabilitação de áreas urbanas dos anos sessenta à atualidade.
O objetivo é aprofundar as dimensões fundamentais destes processos – a conservação do património e a cultura, a economia solidária e o desenvolvimento territorial, e as abordagens territoriais integradas, governança colaborativa e inovação social – e por último fazer a ponte para a prática e o futuro, apresentando e visitando casos de estudo e as prespetivas que se colocam hoje em dia à reabilitação de áreas urbanas no quadro do próximo período de programação da Política de Coesão da União europeia (2014-2020).
Este ciclo é aberto a arquitetos, estagiários, sociólogos, economistas, funcionários e agentes das autarquias locais, promotores e público em geral. Pode ser frequentado na sua totalidade ou por um ou mais módulos individualmente e avulso, incluindo uma visita à área de intervenção da Mouraria.
Fonte: VI
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.