O Santander, maior banco da zona do euro, informou que o seu lucro líquido no acumulado de nove meses caiu em mais de 60%, prejudicado por baixas contáveis sobre investimentos em imóveis feitos durante a explosão do mercado imobiliário espanhol.
O lucro líquido de Janeiro a Setembro totalizou 1,8 mil milhões de euros, 66% a menos do que um ano antes, com o índice de incumprimento a subir para 4,33%.
O Santander informou que completou 90% das baixas exigidas pelo governo sobre moradias retomadas e empréstimos irrecuperáveis a construtoras, após contabilizar 5 mil milhões de euros em perdas.
O banco disse também ter elevado provisões contra empréstimos duvidosos na Espanha para 9,5 mil milhões de euros durante o acumulado de Janeiro a Setembro, dando à instituição uma cobertura de 70%.
O aumento do incumprimento em Espanha espalhou-se além do sector imobiliário, num momento de recessão no país, que regista um índice de desemprego de 25%. Espanha representa apenas 16% do lucro do Santander, com metade a ser gerado na América Latina.
Fonte: Diário Digital
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.