24 outubro 2012

Málaga: génio entre as cidades espanholas


A zona andaluza onde nasceu Picasso foi eleita a mais 'inteligente' de Espanha. Objetivo: poupar 20% em energia.

Se o coeficiente de inteligência das cidades fosse mensurável, Málaga seria uma sobredotada. É que a cidade andaluza foi considerada a mais 'inteligente' de Espanha, segundo uma classificação elaborada pela consultora IDC.

Uma distinção que foi atribuída por estar em marcha o ambicioso projeto Smartcity Malaga que tem como grande meta: uma poupança de 20% no consumo de energia, através de uma redução de 6.000 toneladas de emissões dióxido de carbono por ano.

O projeto, que já é uma referência mundial na integração entre as fontes renováveis de energia na rede elétrica, foi cofinanciado pela União Europeia (€31 milhões), é encabeçado pela Endesa e teve a colaboração da Green Power Tech, IBM,Telvent, entre outras empresas.


Foram instalados mais de 17.000 medidores inteligentes e a partir de um sofisticado centro de controlo e monitorização, os gestores podem saber como estão a evoluir diversos indicadores da rede elétrica. Por exemplo, podem controlar em tempo real as redes de média e baixa tensão, as emissões de dióxido de carbono, os consumos e a geração de energia. É que um dos objetivos do projeto consiste no incentivo à chamada microgeração e o autoabastecimento energético, não só através de aerogeradores (eólicas) e painéis solares nas habitações e nos edifícios das empresas. E está em curso o projeto eMob que visa a o incremento da utilização de carros elétricos e a instalação de uma rede de pontos de recarga.

O Ayuntamento (Câmara Municipal) também colocou em marcha outros projetos tecnológicos que visam melhorar os transportes (aplicações para telemóveis e computadores que permite aos utentes de transportes públicos saberem em tempo real a localização dos autocarros), o tráfego (gestão inteligente de semáforos) e um sistema inteligentes de recolha de resíduos sólidos.

Fonte: Expresso

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.