Por Joana Fonseca*
O mercado imobiliário atravessa um período difícil: o taken-up de áreas de escritórios é um dos mais baixos dos últimos anos, o setor de retalho encontra-se estagnado, o mercado de industria e logística mantém a sua inércia, o de hotelaria e turismo residencial necessita de uma nova estratégia, o de habitação encontra-se a braços com um conjunto de imóveis devolutos de difícil colocação. E, logicamente, esta situação é acompanhada por valores de venda e arrendamento historicamente baixos.
As oportunidades são diminutas e a capacidade de investimento é reduzida pela escassez de liquidez e pela onerosidade do financiamento, mas também pela dificuldade de absorção dos imóveis pela parca procura. No entanto, este é o momento adequado para, com tempo (este período difícil ainda se vai prolongar!), repensar os ativos e a sua estratégia. E isto, implica trabalhar os ativos e projetá-los no futuro partindo do seu conteúdo e percebendo o que se pode fazer dos mesmos para que, aquando da retoma do mercado, estes possam ser colocados no mercado.
Definir a estratégia destes ativos implica seguramente perceber qual o seu valor atual e qual o seu potencial de valorização futura e isto poderá implicar uma perda de valor no momento atual, perda esta que poderá, nalguns casos, ser compensada no futuro com a adequada definição de um programa de valorização do ativo.
Importa perceber o contexto atual do ativo, o seu valor intrínseco e projetá-lo no futuro, percebendo as alterações na sociedade, de forma a que o mercado imobiliário lhes possa responder de forma adequada, adaptando os produtos aos novos requisitos de procura e simultâneamente, procurando a sua rentabilização e valorização.
Assim, neste período de mercado menos dinâmico, existe a oportunidade de repensar o próprio mercado e a sua lógica, existe tempo para refletir sobre o que queremos deste mercado no futuro e de que modo o mercado pode contribuir para o futuro que desejamos e projetamos. Este tempo de reflexão e de paragem - até agora quase inexistente, uma vez que estávamos todos embrenhados na própria voragem do mercado - é crucial e uma oportunidade única para, aprendendo com os erros do passado, fazer melhor! Temos pois a oportunidade de preparar o futuro, pelo que sejamos sensatos e aproveitemo-la!
* Research & Consulting Worx Real Estate Consultants
Fonte: OJE
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