10 novembro 2012

Conheça as três vertentes que vão marcar as cidades inteligentes


CityCar
Carros elétricos, internet omnipresente e rápida e preponderância dos sensores serão algumas das características mais marcantes do futuro da sua cidade.

Eletrificação do trânsito
A introdução gradual de carros elétricos terá o potencial de, não só, permitir trânsito mais eficiente e melhorar a qualidade de vida, mas também diminuir o aquecimento global e encorajar o desenvolvimento de energias renováveis. À medida que o setor evoluir, vão começar a ganhar relevância, nas paisagens urbanas, estações rápidas de carregamento de baterias, e cada vez mais transportes públicos movidos a eletricidade.

Internet omnipresente e rápidaTer acesso a dados e informação em tempo-real é algo chave para o movimento das cidades do futuro. Apesar de a Internet ainda não ser uma realidade para a maioria da população mundial, cada vez mais cidades começam a oferecer acesso online em espaços públicos, uma tendência que se vai acentuar e que vai marcar a vida dos habitantes. Um caso como a cidade de Portland, nos EUA, onde os comboios urbanos permitem navegar de forma gratuita na Internet, é um pequeno exemplo do que podemos esperar.

Preponderância dos sensoresNo futuro, será possível haver cidades com quase 444 sensores por habitante, o que nos demonstra bem a importância que estes objetos terão no nosso futuro. Estes dispositivos permitem monitorizar em tempo real os dados emergentes dos edifícios e transportes controlados pela administração local, dando a possibilidade de resolver problemas de forma muito mais rápida e eficiente, através do uso de tecnologia que permita tirar conclusões dos milhões de sensores.

Fonte: Expresso

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.