“O Sector dos Centros Comerciais em Portugal apresentou uma evolução com tendência positiva ao longo de 2012, embora o consumo privado das famílias tenha alcançado o valor mais baixo dos últimos anos”. Esta é a principal conclusão da leitura dos Índices de Tráfego e de Vendas em Centros Comerciais, concebidos pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) e divulgados pela primeira vez em Portugal.
Segundo a APCC, da leitura dos Índices é possível concluir que “2011 foi o ano em que se verificou a maior quebra nas Vendas e no Tráfego, sendo o 4º trimestre de 2011 o pior dos últimos 3 anos”.
Já a partir de 2012, “o sector apresentou uma evolução com tendência positiva, observando-se variações cada vez menores de trimestre para trimestre”, revela a mesma fonte.
Tanto o Índice de Vendas como o Índice de Tráfego de 2012 seguem as mesmas variações mensais dos anos anteriores (2011 e 2010), alterando-se a par e passo, ou seja, “a variação do tráfego acompanha de forma proporcional a variação das vendas, embora em 2012 tenhamos assistido a um aumento das vendas face ao número de visitas nos Centros Comerciais”.
Segundo Sampaio de Mattos, Presidente da APCC, “as conclusões que retiramos dos índices hoje apresentados são a prova da dinâmica de um sector que soube antecipar a crise, adaptando-se às exigências dos novos consumidores e fortalecendo a sua oferta face ao mercado”. E acrescenta: “Os Índices de Tráfego e de Vendas não serão alheios ao contexto económico e social, mas o sector quer continuar a evoluir positivamente em 2013”.
Os Índices de Tráfego e de Vendas da APCC reflectem a evolução e a performance do sector, construídos com base em informação fornecida pelos seus Associados, que representam mais de 90% da Área Bruta Locável nacional.
Fonte: Construir
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