De 3 a 10 de abril, a Semana da Reabilitação Urbana – Porto 2013 vai invadir as ruas da cidade, com uma agenda de eventos dirigidos não só para os profissionais, mas também para o grande público.
Colocando em evidência projetos exemplos de boas práticas de regeneração urbana, entre 3 e 6 de abril estará patente no Espaço da Reabilitação Urbana (Praça de D. João I) a exposição dos 36 projetos candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, e cujo vencedor será conhecido no dia 3, numa Gala a decorrer no Edifício da Alfândega. As iniciativas da Porto Vivo SRU também estarão em exposição ao longo de toda a semana, no Edifício AXA e no sábado haverão os Passeios da Reabilitação Urbana, com destino à Baixa do Porto.
O evento irá também oferecer diversos momentos de debate acerca das estratégias e caminhos de futuro a seguir na área da reabilitação, com destaque para a conferência inaugural “Reabilitação e Espaço Público”, organizada pela Porto Vivo SRU no dia 3, e do Seminário Nacional da APEMIP, no dia 5. A Santa Casa da Misericórdia do Porto também se associou ao evento, e no dia 9 coorganiza, com a Impulso Positivo, uma conferência sobre o Impacto Social da Reabilitação Urbana. No último dia, a CCDR-N organiza uma conferência que vai explorar as sinergias entre a Reabilitação Urbana e Turismo.
O novo regime de atualização das rendas também estará em destaque numa conferência organizada pela Associação dos Profissionais do Norte no dia 4, havendo também lugar para o debate sobre “O Porto Imobiliário – Reabilitar para vender ou arrendar”, organizado pela Confidencial Imobiliário em parceria com a OE-SRN, AOSRN e a Abreu Advogados, no dia 8.
No dia 4 de abril, a Invicta será a protagonista do seminário “Projeto e Reabilitação em Edifícios de Interesse Urbanístico, Arquitetónico e Arqueológico da Cidade do Porto”, que terá como orador o engenheiro José Coimbra. No mesmo dia haverá também lugar para os seminários “Regeneração da Cidade”, uma iniciativa do Design Factory da RAR, e “Porto e Reabilitação em Debate – Uma Tertúlia Improvável”, organizado pela APRUPP.
A Semana será também uma oportunidade para os protagonistas da reabilitação darem a conhecer os seus produtos e serviços a um leque mais abrangente de pessoas, com o Espaço da Reabilitação Urbana a servir de palco de um conjunto de mostras e workshops. Assim, logo no dia 3, esta área vai receber a apresentação do Case-Study: Reabilitação da Praça das Cardosas, organizado pela Lucios, e do workshop RENOWEBER na Baixa, pela Sain-Gobain Weber Portugal. A 4, a Schmitt + Sohn Elevadores organiza o seminário “O Desafi o dos Elevadores na Reabilitação” e para o dia seguinte estão previstas as apresentações “Coberturas – Soluções Sustentáveis em Reabilitação”, organizada pela SIKA, e dos produtos e serviços da Umbelino Monteiro.
A escola vai “sair” para a rua durante esta semana. O professor Vasco Freitas, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, coordena os seminários sobre o “O ensino e a prática da reabilitação de edifícios” (3 de abril) e as “Soluções Técnicas para a Reabilitação” (5 de abril), enquanto o ISEP / IPP – Instituto Politécnico do Porto tem a seu cargo os seminários “Reabilitação Urbana: uma abordagem multidisciplinar” e “Reabilitação: Casos de Estudo e em desenvolvimento no ISEP / IPP”, a 4 de abril. Para dia 5, a APRUPP está também a organizar a “Mostra e Conta – Maratona de Projetos de Reabilitação”, que será um espaço de partilha de experiências e estórias sobre o desenvolvimento de projetos de reabilitação.
No dia 6, o Espaço da Reabilitação acolher o workshop “Arqui Brinca, Arquitetura para Crianças”, dirigido aos mais novos, desafiando-os a reproduzir, com base no sistema modular Lupo, alguns dos edifícios mais emblemáticos do Porto.
Intercontinental Palácio das Cardosas é o hotel oficial
Um marco da reabilitação da Baixa Portuense, o Intercontinental Palácio das Cardosas é o hotel oficial da Semana da Reabilitação Urbana – Porto 2013, oferecendo condições promocionais aos participantes do evento que, de 3 a 10 de abril, poderão beneficiar de tarifas diárias a partir dos 125 euros. O cinco estrelas é o primeiro hotel da marca Intercontinental em Portugal, disponibilizando um total de 106 quartos e suites.
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.