01 março 2013

Saiba quanto vai pagar de prestação de casa este mês


Os futuros das Euribor antecipam uma nova redução na prestação do crédito à habitação, mas só para quem fizer a revisão em Março e tiver indexantes a 6 ou 12 meses.

As prestações da casa têm estado a cair consecutivamente, e o próximo mês não vai ser excepção. Apesar de o Banco Central Europeu (BCE) não ter mexido na taxa de referência - que seja como for já está há vários meses nos 0,75%, um mínimo de sempre -, certo é que as Euribor continuam, no geral, a recuar.

A excepção vai para quem tem como indexante a taxa Euribor a três meses, e revê a prestação em Março, que não irá usufruir de uma correcção, mas de um agravamento - ainda que ligeiro. Num empréstimo de 100.000 euros, a 30 anos, com ‘spread' de 1%, o agravamento vai fixar-se nos dois euros.

Para quem tem o crédito indexado às Euribor a seis ou a 12 meses, vai sentir um alívio mais significativo, desde a última revisão. No primeiro caso, e tendo como base o exemplo já apresentado, a prestação mensal corrige 11 euros em Março, o que corresponde a uma queda de 3,7% nos custos com o crédito à habitação, em termos trimestrais.

Mas para quem optou pela taxa Euribor a 12 meses - que em Portugal tem pouca expressão -, a poupança chega aos 13%. Ou seja, para o mesmo exemplo de 100.000 euros a 30 anos, com ‘spread' de 1%, estas famílias passarão a pagar menos 54 euros por mês.

As Euribor, taxas interbancárias, antecipam por norma os movimentos do BCE. Actualmente, as Euribor em todas as maturidades estão já num valor muito abaixo da taxa de referência de 0,75%. No entanto, não é claro que o BCE volte a mexer na taxa refi durante os próximos tempos, visto que já desde Setembro se espera uma mexida nos juros por parte da instituição liderada por Mario Draghi.

Ainda assim, se as Euribor se mantiverem perto destes níveis nos próximos meses, tal deverá assegurar novas descidas na prestação da casa nas revisões realizadas.

Euribor a três meses
Para quem se prepara para rever a prestação da casa em Março, e tem como indexante a taxa Euribor a três meses, a próxima revisão trará um aumento no valor da prestação na ordem dos 0,6%. Para um empréstimo de 100.000 euros a 30 anos, com um ‘spread' de 1%, a nova prestação fixa-se em 332 euros, mais dois euros do que na última revisão trimestral, em Novembro passado.

Euribor a seis meses
Já quem optou pela taxa Euribor a seis meses como indexante do crédito à habitação, a revisão de Março significará uma correcção de 3,14% face aos encargos dos últimos seis meses. Para um caso-tipo de uma família com um crédito à habitação no valor de 100.000 euros, a 30 anos, com ‘spread' de 1%, a poupança mensal será de 11 euros. Significa isto que o valor da nova prestação será de 339 euros.

Euribor a 12 meses
As famílias portuguesas que tenham optado por indexar o crédito à habitação à taxa Euribor a 12 meses vão usufruir de quedas acentuadas. Quem revê a prestação da casa em Setembro passará a pagar menos 54 euros por mês, em relação à última revisão, tendo por base um empréstimo de 100.000 euros a 30 anos, com ‘spread' de 1%, ou seja, 350 euros por mês.
Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.