16 junho 2014

Precisa de obras em casa? Peça orçamentos online e poupe até 50%


Agora há páginas na Internet onde basta explicar o que quer e esperar que os orçamentos grátis venham até si, com preços mais baixos até 50%.
Precisa de fazer obras em casa mas nem sabe por onde começar, nós damos uma ajuda. Comece por investigar sites onde é possível pedir orçamentos gratuitos. Vantagens? Poupança de tempo e dinheiro, garantem as empresas, sem que para tal precise de sair de casa. 

Além disso, estas plataformas dão um leque de opções que permite comparar várias propostas e escolher a empresa com o orçamento que mais se adaptar à situação. Imagine, por exemplo, que tem um terreno e gostaria de saber preços para construir a casa dos seus sonhos. O primeiro passo seria procurar por empresas de construção civil, arquitectos, pedreiros, carpinteiros, canalizadores, electricistas, etc, e pedir um orçamento a todos eles de forma individual. Uma tarefa que iria gastar tempo e, muito provavelmente, dinheiro.

A ideia destas plataformas online é, exactamente, simplificar todo este processo. Através de um formulário o utilizador solicita de forma automática todos os serviços ou produtos que procura. Após o ‘backoffice' do site receber o pedido é feito um processo de triagem, reencaminhado aos fornecedores registados o pedido, que o irão analisar e apresentar a proposta adequada. Por norma, antes de enviarem por e-mail um ou mais orçamentos, o cliente é contactado e se for necessário é feita uma visita ao local. A maior parte dos serviços requisitados a estes sites são pequenas reparações, remodelações e pintura de fachadas, mas as empresas garantem que estão aptas para realizar qualquer obra ou serviço. Guilherme Paiva, director-geral da plataforma Casa Viva, refere que o número de clientes oriundos da Internet tem aumentado todos os anos. Uma opinião partilhada por Pedro Lima, co-fundador e director-geral da General MaiFix, que explica que "na nossa plataforma temos assistido a um aumento médio de cerca de 200% a cada semana nos pedidos de orçamento. Consequentemente estes pedidos trazem mais empresas e profissionais a terem interesse em registar-se". Algumas plataformas ainda vão mais longe e até permitem ao cliente fazer toda a gestão do processo online.

É o caso da MaiFix onde o cliente pode "pré-seleccionar as empresas que são do seu interesse com base em avaliações de anteriores clientes, preço ou outro qualquer critério", explica Pedro Lima. Nuno Silva, responsável do PedirOrcamentos.com, tem a certeza que quem optar por esta via irá poupar dinheiro. "Temos clientes que pouparam mais de 50% em utilizar a nossa plataforma, que consegue criar um mercado concorrencial onde as empresas mais competitivas do nosso portal acabam por ganhar mais negócios". Uma opinião defendida também por Pedro Lima que opta por referir que "a poupança em alguns casos versus o método tradicional de contactar as empresas uma a uma através de pesquisa manual ascende a 30%".

Aposta na internacionalização
Para os particulares, este negócio tem sido pouco explorado, tendo o conceito arrancado em força no último ano e meio. Hoje é um negócio online que floresce a olhos visto. E, tal como aconteceu com plataformas simples que se tornaram referências nacionais - como é o caso do OLX e CustoJusto -, "este conceito irá mudar a forma como as pessoas (sejam particulares ou profissionais) pedem orçamentos", refere Pedro Lima da MaiFix.

Mas se em Portugal este negócio está em crescimento, a maior das plataformas já deu o salto para fora do País ou tem planos de expansão. No site PedirOrcamentos, talvez a primeira plataforma de orçamentos grátis a operar em Portugal, o sucesso em Portugal levou à sua expansão para Angola e para o Brasil no final de 2013. A Casa Viva, uma empresa 100% portuguesa, já está presente em Espanha, Bélgica e Brasil.

"A visão do MaiFix passa pela internacionalização, estando Portugal a ser o nosso ‘mercado experimental'. Contamos já com potenciais interessados em investir no projecto, contudo, queremos ainda "praticar" um pouco mais no mercado nacional para que internacionalização seja feita de forma sólida e madura", sublinha Pedro Lima.

Fonte: Diário Económico

1 comentário:

  1. Sim, já utilizei o MaiFix para pedir orçamentos para obras que tive de fazer aqui em casa e só posso dizer maravilhas. Fiquei bastante satisfeito com a atenção deles e com as respostas que obtive. Recomendo!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário.