26 setembro 2013

Bancos reduzem avaliação das casas pela primeira vez em cinco meses


Região Autónoma da Madeira e Algarve são as zonas mais fustigadas, em Agosto. Do lado oposto esteve a Região Autónoma dos Açores.

O preço médio da avaliação bancária das casas caiu, em Agosto, 0,1% face ao mês anterior. Esta é a primeira queda mensal em cinco meses, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). O preço médio da avaliação bancária recuou para 1.013 euros por metro quadrado. Em termos homólogos a queda foi de 1,6%.

A contribuir para este comportamento mensal estiveram essencialmente três regiões: Madeira, Algarve e Lisboa. Na Região Autónoma da Madeira a queda mensal foi de 1,3%, mantendo ainda assim o preço médio do metro quadrado mais elevado (1.262 euros). No Algarve a queda foi de 0,9% e em Lisboa foi de 0,1%.

Todas as restantes regiões registaram aumentos nos preços das avaliações bancárias, com destaque para os Açores, onde o acréscimo mensal foi de 2,5%.

Em termos homólogos a evolução é semelhante. Região Autónoma da Madeira e Algarve foram as que verificaram maiores descidas (8,9% e 4,3%, respectivamente), enquanto os Açores observaram o maior aumento – 5,1%.

Este indicador é fundamental para quem quer comprar casa através de crédito bancário. É que os bancos usam o valor da avaliação para determinar qual o montante que emprestam. Regra geral, os bancos financiam até 80% da avaliação. O que significa que se uma casa for avaliada por 100 mil euros, a banca empresta até 80 mil euros. E quanto maior for a diferença entre a avaliação feita do imóvel e o valor do empréstimo melhor serão as condições de financiamento.

IMOnews Portugal

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.