Quer fazer um bom negócio no sector imobiliário? Então opte por comprar casas em zonas históricas, zonas centrais e nos principais eixos das cidades. A garantia é dada pelas principais mediadoras que actuam no mercado nacional e pode ser comprovada pelos últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) em relação ao valor das avaliações imobiliárias na zona história de Lisboa, que registou um aumento de 10,8% em Julho em relação a igual período do ano passado.
Já em relação a Junho deste ano, a subida foi de 2,4%, com a avaliação do metro quadrado a fixar-se nos 1810 euros. A avaliação bancária da habitação para a Área Metropolitana de Lisboa registou, em Julho, um valor médio de 1218 euros por metro quadrado, com uma evolução em cadeia de 1,8%, e homóloga de -1,1%. Quanto à Área Metropolitana do Porto, o valor por metro quadrado fixou-se nos 938 euros, -0,6% face ao mês anterior e -3% em comparação com Julho de 2012.
De acordo com os mesmos dados do INE, o valor médio de avaliação bancária da habitação para o conjunto do país estabilizou em Julho nos 1014 euros por metro quadrado, valor idêntico ao de Junho. No entanto, caiu 1,8% face ao mês homólogo do ano anterior.
LOCALIZAÇÃO É DETERMINANTE A verdade é que os portugueses estão exigentes devido ao aumento da oferta. Como tal, a localização do imóvel é um dos aspectos que mais influencia no momento em que o comprador opta por uma casa em detrimento de outra.
"Neste momento de evolução do mercado, a oferta é superior à procura, logo, o cliente comprador pode ser mais rigoroso na escolha dos critérios. O que é procurado neste momento são zonas centrais nas grandes cidades, perto de boas redes de transportes, de estabelecimentos de comércio e com algumas facilidades (farmácia, escolas)", salienta a porta-voz da Remax.
Uma opinião que é partilhada pelo administrador da Century 21, Ricardo Sousa. "Naturalmente que existem clientes que têm um perfil muito próprio e aspectos vários que são valorizados por determinado target e que são pouco representativos para outro. Mas a localização é, invariavelmente, o factor que mais peso tem".
O responsável lembra ainda que "se estivermos perante um jovem casal, um cliente solteiro ou até um executivo, sabemos que o que será sobretudo valorizado são imóveis que estejam localizados em zonas de fácil acesso, de tipologia mais pequena, mas com uma área social - a sala - maior."
Contudo, se o objectivo for apresentar um imóvel a um casal com filhos, convém ter em conta que este target vai dar preferência a casas maiores, de tipologia mais ampla, em que os quartos e a cozinha são as zonas da casa que vão ter maior impacto na escolha. As moradias com estas características, próximas de escolas são, naturalmente, a escolha da maioria.
Fonte: iOnline
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.