02 setembro 2013

Quer investir no imobiliário? Opte por zonas históricas


mediação imobiliária, avaliação bancária
Quer fazer um bom negócio no sector imobiliário? Então opte por comprar casas em zonas históricas, zonas centrais e nos principais eixos das cidades. A garantia é dada pelas principais mediadoras que actuam no mercado nacional e pode ser comprovada pelos últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) em relação ao valor das avaliações imobiliárias na zona história de Lisboa, que registou um aumento de 10,8% em Julho em relação a igual período do ano passado.

Já em relação a Junho deste ano, a subida foi de 2,4%, com a avaliação do metro quadrado a fixar-se nos 1810 euros. A avaliação bancária da habitação para a Área Metropolitana de Lisboa registou, em Julho, um valor médio de 1218 euros por metro quadrado, com uma evolução em cadeia de 1,8%, e homóloga de -1,1%. Quanto à Área Metropolitana do Porto, o valor por metro quadrado fixou-se nos 938 euros, -0,6% face ao mês anterior e -3% em comparação com Julho de 2012.

De acordo com os mesmos dados do INE, o valor médio de avaliação bancária da habitação para o conjunto do país estabilizou em Julho nos 1014 euros por metro quadrado, valor idêntico ao de Junho. No entanto, caiu 1,8% face ao mês homólogo do ano anterior.

LOCALIZAÇÃO É DETERMINANTE A verdade é que os portugueses estão exigentes devido ao aumento da oferta. Como tal, a localização do imóvel é um dos aspectos que mais influencia no momento em que o comprador opta por uma casa em detrimento de outra.

"Neste momento de evolução do mercado, a oferta é superior à procura, logo, o cliente comprador pode ser mais rigoroso na escolha dos critérios. O que é procurado neste momento são zonas centrais nas grandes cidades, perto de boas redes de transportes, de estabelecimentos de comércio e com algumas facilidades (farmácia, escolas)", salienta a porta-voz da Remax.

Uma opinião que é partilhada pelo administrador da Century 21, Ricardo Sousa. "Naturalmente que existem clientes que têm um perfil muito próprio e aspectos vários que são valorizados por determinado target e que são pouco representativos para outro. Mas a localização é, invariavelmente, o factor que mais peso tem".

O responsável lembra ainda que "se estivermos perante um jovem casal, um cliente solteiro ou até um executivo, sabemos que o que será sobretudo valorizado são imóveis que estejam localizados em zonas de fácil acesso, de tipologia mais pequena, mas com uma área social - a sala - maior."

Contudo, se o objectivo for apresentar um imóvel a um casal com filhos, convém ter em conta que este target vai dar preferência a casas maiores, de tipologia mais ampla, em que os quartos e a cozinha são as zonas da casa que vão ter maior impacto na escolha. As moradias com estas características, próximas de escolas são, naturalmente, a escolha da maioria.

Fonte: iOnline

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