02 setembro 2013

Souto Moura preside ao júri do Prémio IHRU 2013


O Arq.º Eduardo Souto Moura é o Presidente do Júri do Prémio IHRU 2013, que tem este ano a sua 25.ª edição.
Eduardo Souto Moura é um dos mais prestigiados arquitetos portugueses, tendo recebido o Prémio Pritzker em 2011, universalmente considerado “o Nobel da Arquitetura”.
O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, que tutela o IHRU, destacou a disponibilidade do Arquiteto Souto Moura para presidir ao Júri, referindo que “contribuirá para o reforço da credibilidade do Prémio”.

De destacar, ainda, por outro lado, a circunstância deste Prémio apenas incidir sobre projetos de reabilitação urbana, evidenciando a prioridade que esta merece da parte do Governo", disse ainda o Ministro Jorge Moreira da Silva.

No ano de 2012, Souto Moura foi um dos distinguidos com o Prémio IHRU pela obra de requalificação do antigo mercado do Carandá, em Braga e a sua reconversão em equipamento cultural.

O Júri do prémio é ainda composto por representantes das Ordens dos Arquitetos e dos Engenheiros, da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e do IHRU.

Criado no ano de 1989, este prémio foi atribuído anualmente e de forma ininterrupta nos últimos 24 anos.

Depois de nas edições anteriores o Prémio IHRU ter distinguido essencialmente as vertentes de construção, reabilitação e trabalhos de investigação científica, o Conselho Diretivo do IHRU entendeu este ano premiar apenas os trabalhos relacionados com reabilitação urbana, tendo em atenção as novas prioridades e apostas nesta área.

O Prémio IHRU 2013 irá, assim, distinguir as seguintes variantes: 
  1. Reabilitação de edifícios; 
  2. Reabilitação de conjunto urbanos; 
  3. Reabilitação de bairros sociais; 
  4. Reabilitação ou requalificação de espaços públicos; 
  5. Áreas de reabilitação urbana.
Os principais objetivos do Prémio IHRU são: 
  1. Valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana; 
  2. Promover a disseminação de boas práticas; 
  3. Contribuir, através do conhecimento de experiências inovadoras, para a contínua adaptação a novas situações; 
  4. Assegurar, através da divulgação das melhores intervenções, também na perspetiva técnico-económica, o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas; 
  5. Contribuir para a divulgação de melhorias sociais no acesso a habitação.

As candidaturas ao Prémio IHRU 2013, deverão ser apresentadas até às 16H00 do próximo dia 6 de setembro, no edifício sede em Lisboa, na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, n.º 5, ou na Delegação no Porto, na Rua D. Manuel II, n.º 296 - 6º andar.

As candidaturas deverão ainda respeitar o disposto no artigo 10º do regulamento do Prémio disponível no Portal da Habitação no endereço: 

Uma outra inovação do Prémio IHRU 2013, relaciona-se com a possibilidade de qualquer pessoa ou entidade poder sugerir uma candidatura que será posteriormente formalizada se assim houver interesse por parte do respetivo promotor. 

Fonte: Portal da Habitação

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.