A superfície ocupada em Portugal por conjuntos comerciais é atualmente de 3,6 milhões de m2, incluindo os espaços em centros comerciais, retail parks e outros formatos como outlets, centros de lazer e hipermercados com galeria comercial.
No primeiro semestre do ano foi inaugurada a expansão do Algarve Shopping em mais 3 mil m2, e até ao final do ano não está prevista a conclusão de nenhum novo projeto. Deste modo, este será o segundo ano consecutivo em que não abre nenhum novo empreendimento comercial em Portugal.
Encontram-se no entanto em pré-comercialização diversos conjuntos comerciais cuja abertura está condicionada pelo ritmo de colocação de lojas.
Apesar da melhoria nos índices de confiança do setor do retalho ao longo da primeira metade do ano, os centros comerciais continuam a sofrer do baixo consumo e, em algumas localizações, de um excesso de oferta concorrencial. Em muitas superfícies comerciais a ocupação dos espaços vagos é conseguida com a introdução de lojas pop up (com contratos de curta duração), captação de lojistas locais e rendas variáveis.
Por Cristina Arouca, Associate director na CBRE
Fonte: OJE
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.