04 outubro 2013

Preços das casas evidenciam instabilidade no Verão


Em agosto, os preços da habitação em Portugal (Continental), desceram 0,8% face a julho, uma performance que confirma a instabilidade sentida durante o Verão no Índice Confidencial Imobiliário (ICi), indicador que mede o comportamento dos valores da oferta no mercado de habitação no nosso país.

Depois de maio, mês em que o ICi cresceu pela primeira vez desde agosto de 2010 – com uma valorização mensal de 0,4% -, a variação mensal do preço das casas tem-se mostrado bastante instável, oscilando entre performances negativas e positivas. Assim, depois de uma quebra mensal de 0,9% em junho e de nova recuperação em julho (variação mensal positiva de 0,6%), o mês de agosto voltou a terreno negativo.

Este comportamento tem-se verificado quer para o segmento de fogos novos quer para o de usados. No primeiro caso, o ICi apresentou uma taxa de variação mensal de -0,3% em agosto, enquanto que nos usados essa taxa foi mais agravada, situando-se nos -1,2%. Em junho, o preço das casas novas havia recuado 0,8% em termos mensais e o das usadas 0,4%. Já em julho, estes indicadores tinham voltado a terreno negativo, com variações mensais de 1,0% para os novos e 0,4% para os usados.

Face a este cenário, também a evolução dos preços em termos homólogos se tem mostrado inconstante desde maio, ainda que a taxa se tenham mantido em terreno negativo. No mercado de novos, a taxa de variação homóloga alcançou os -0,3% em agosto, apresentando um valor bem mais negativo para o mercado de usados: -3,6%.

Na Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), o preço das casas também caiu em agosto, apresentando uma taxa de variação mensal de -0,5%. Nas casas novas, a performance mensal dos preços foi, no entanto, positiva (0,8%), enquanto que nos usados foi de -1,1%. Em termos homólogos, ambos os segmentos registaram quebras de -3,0% em agosto.

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.