22 dezembro 2013

Expandir a ERA em Portugal: a missão de Pedro Barbosa


Desde há cerca de um ano que Pedro Barbosa é diretor nacional de expansão da imobiliária ERA.

Neste cargo, tem como principal missão «atrair empreendedores que se identifiquem com a cultura de sucesso e com os valores da empresa, de forma a reforçar a presença da marca em todo o território». O responsável fala de uma marca sólida, com 42 anos de experiência, e com dimensão internacional, estando presente em 36 países, com 2.400 escritórios e cerca de 32 mil comerciais. Ser diretor de expansão da ERA em Portugal é «um imenso desafio e uma responsabilidade tão grande quanto motivadora», considera. 
Pedro Barbosa faz notar que «a força da marca tem um peso muito grande, donde vender ERA é vender um dos sistemas de franchising que garante um retorno de investimento dos mais rápidos, em todo o mercado português, pois segue a mesma metodologia de trabalho aplicada nos Estados Unidos, desde 1972, com resultados comprovados – por alguma razão somos o modelo de franchising mais rentável no sector da mediação imobiliária em Portugal», diz. 

A marca tem «um método de trabalho rigoroso, assente numa relação de proximidade entre o master e a rede de lojas», explica o responsável, adiantando ainda que «é muito importante ser criterioso na identificação de franquiados com capacidade de investimento financeiro e com perfil para integrar o modelo de funcionamento». 

Tendo integrado a equipa da ERA há 11 anos, como consultor de operações para as áreas de gestão, marketing, formação e recrutamento, Pedro Barbosa assumiu mais tarde o cargo de diretor regional de operações para a Região Sul, até transitar para o atual cargo. 

O negociador Pedro Barbosa 

Pedro Barbosa considera que as características fundamentais num negociador «passam pela boa capacidade de gestão de todo o processo de venda e por encarar o momento como uma oportunidade e não como um conflito». Neste âmbito, explica, «é muito importante a capacidade de comunicar ideias, de forma simples, concisa e concreta, e ter capacidade de escuta ativa, de criar empatia e confiança, e ainda ser sereno, criativo e atento para perceber qual o momento certo para concluir o processo de venda». Além de «nunca ter medo de ir a jogo», característica a que acrescenta «a coragem de inovar e aceitar novos desafios, o espírito de combate e de conquista e a motivação e a ambição de chegar mais longe». 

Sobre as funções que desempenha, diz: «Este papel faz parte de mim, e é parte integrante da forma de estar na minha vida e na ERA. Aqui todos partilhamos um sentimento de pertença que nos torna naturalmente mais motivados e comprometidos no dia a dia». 

Pressão é coisa que parece não sentir. «Preciso de alguma adrenalina e de objetivos na vida para me sentir bem. Neste sentido, o facto de o momento em que vivemos ser particularmente exigente torna o desafio da venda de franchising mais interessante.» Reconhece no entanto que «o facto de estar a vender um bom produto, ou seja, uma marca credível, forte e muito rentável, ajuda a alcançar bons resultados». Os níveis de rentabilidade das agências ERA, assinala, «são indubitavelmente os mais elevados do mercado da mediação imobiliária em Portugal, e têm contribuído para o crescente interesse por parte de empresários, que nos têm procurado com o objetivo de abrir uma agência imobiliária». 

Na opinião de Pedro Barbosa, a ERA «detém excelentes mercados com elevado potencial de negócios, disponíveis em várias zonas do país, incluindo os grandes centros urbanos», sendo que payback do investimento numa agência «é muito atrativo – cerca de dois anos –, com a vantagem de ter um risco controlado». Tudo isto, assegura, porque «os métodos de trabalho da marca conferem rigor, credibilidade e transparência, daí os resultados obtidos serem tendencialmente positivos e oferecerem uma boa solução para investidores que procurem uma marca forte e geradora de muitos casos de sucesso». 

Artigo publicado na edição n.º 7 da Revista de Vendas & Negociação DOit!

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.