20 janeiro 2014

Economia mundial vai crescer moderadamente em 2014


A consultora Colliers Internacional prevê que a economia mundial cresça moderadamente em 2014, com o PIB a crescer abaixo dos 5% na maioria dos países. 

A previsão consta do relatório 25 Previsões para 2014. Entre outras projeções, o documento sustenta que os mercados secundários se expandam neste ano, devido à procura de novas oportunidades por parte dos investidores. 

KC Conway, economista chefe na Colliers Internacional, comenta que «os investidores procurarão oportunidades em mercados emergentes, com os investidores Europeus focados na Alemanha, na Polónia, em Espanha e na Irlanda». 

O mesmo documento aponta que a economia europeia deverá ultrapassar a recessão, e registar um crescimento do investimento. Isto será impulsionado pela diminuição da crise da dívida pública, e forte procura, nomeadamente no Reino Unido, Itália, Alemanha e Espanha, que levará a um aumento da confiança dos investidores britânicos e a um aumento do PIB de 2,5%. 

Também o investimento em mercados periféricos e cidades secundárias deverá crescer, sendo que os principais mercados europeus continuarão a atrair investimento, pressionando as yields e o valor dos ativos. 

Por outro lado, a escassez de ofertas nos mercados principais deverá conduzir o investimento para mercados secundários em vários países, nomeadamente na Alemanha, Polónia, Espanha e Irlanda. E, fundos de pensões e seguradoras deverão garantir uma maior fatia da dívida em imobiliário, nomeadamente enquanto os bancos continuarem a reduzir os seus balanços. 

E, as economias do Médio Oriente vão continuar a crescer para além da indústria petrolífera, devendo continuar a investir em infraestruturas e urbanizações. 

Também África deverá registar um crescimento significativo, consequência da crescente estabilidade política, do investimento em infraestruturas, da urbanização continuada e das taxas de crescimento económico, que vão criar novas oportunidades para as empresas. 

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.