Confirmando a máxima que em todas as crises existem oportunidades, em 2013 a Century 21 registou o melhor ano de sempre da sua atividade em Portugal. Uma “vitória” celebrada na Convenção Anual da rede que decorreu no passado fim-de-semana no Estoril.
O Casino Estoril encheu-se nos dias 1 e 2 de fevereiro para receber os mais de 700 profissionais que estiveram reunidos na Convenção Anual Nacional da Century 21, na qual estiveram representados mais de nove países, tornando esta edição do maior evento ibérico da rede no “mais internacional de sempre”.
Numa altura em que a captação de mais compradores internacionais é assumida como uma das áreas fortes neste mercado, o tema também esteve em destaque na Convenção, onde houve espaço para “momentos de partilha e formação com os melhores profissionais da Century 21 dos EUA, México, Angola, Rússia, França, Bélgica e Alemanha. “Desta forma conseguimos obter um benchmark das melhores práticas dos vários países, potenciar oportunidades de negócio e promover Portugal para a captação de investidores internacionais”, contou ao Público Imobiliário o administrador da Century 21 para Portugal e Espanha, Ricardo Sousa.
A realização deste encontro anual é já uma tradição e um momento importante no que diz respeito à motivação das equipas que operam o mercado ibérico, como explica o responsável. “A Convenção anual é um encontro fundamental para o universo da Century 21 Portugal”, tratando-se de um palco privilegiado para a “formação, informação, partilha de conhecimentos e de celebração”.
Além disso, refere, “é na Convenção Anual que realizamos um reconhecimento público dos excelentes resultados alcançados pelos nossos colaboradores e coordenamos com as equipas de Portugal e Espanha a estratégia de 2014”.
Resultados cresceram 14% no ano passado
Embora um ano difícil para o mercado residencial, foi em 2013 que a rede Century 21 Portugal registou os seus melhores resultados de sempre desde a sua estreia em 2005, com uma faturação de 11,5 milhões de euros (mais 14% do que os 10,1 milhões registados em 2012). No ano passado, a rede fechou mais de 5.200 operações de compra e venda de imóveis (mais 6 % que as 4.900 transações registadas no ano anterior), com o volume de negócios de venda mediados a atingir os 286 milhões de euros, traduzindo um crescimento anual de 14,4%.
Note-se ainda que no ano passado o preço médio dos imóveis vendidos pela Century 21 rondou os 100.000 euros, mais 15.000 euros do que a média verificada em 2012. Já no sector do arrendamento, que foi responsável por 49% das operações mediadas pela marca, o valor médio das rendas situou-se em torno dos 500 euros, 25% acima do valor médio de 2012, abaixo dos 400 euros.
O segredo do sucesso
“O ano de 2013 foi bastante desafiante”, reconhece Ricardo Sousa, explicando que “apostamos numa forte proximidade com a nossa força de vendas para antecipar as tendências do mercado, bem como na preparação das nossas equipas para dar respostas às necessidades específicas dos clientes nesta conjunta”. Para o efeito, “dotámos as nossas equipas de formação para segmentos de atuação como o mercado internacional – os Golden Visa e os inventivos fiscais para residentes não habituais – a procura de buy-to-let de pequenos investidores que desviaram as suas poupanças do sistema financeiro para o mercado imobiliário”.
Ricardo Sousa destaca ainda “um aumento da procura dos serviços de mediação imobiliária, como consequência da maior complexidade do mercado imobiliário local”. Não surpreende por isso, que outro aspeto relevante da operação da marca em 2013 diga respeito a um crescimento na rede nacional de lojas, que ganhou 11 novos pontos e um consequente aumento do número de angariadores. Além disso, revelou, as lojas que já estavam em pleno funcionamento no ano anterior registaram um crescimento médio na ordem dos 25%, bem como um aumento médio de 42% da carteira de mandatos de confiança dos proprietários.
A expansão da rede é, na verdade, um dos três vetores sobre os quais assenta o plano estratégico definido para o período de 2013-2016. Atualmente em curso, este plano contempla, “em primeiro lugar a expansão da rede, com enfoque especial na região Norte, Área Metropolitana de Lisboa e Algarve. Em segundo lugar, o desenvolvimento de equipas, com um grande foco na seleção, integração e apoio aos nossos angariadores imobiliários.
Queremos trabalhar apenas com os melhores profissionais e estamos a investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por último, as oportunidades de negócio que temos que explorar e que exigem compromisso, formação, segmentação e especialização”, contou o administrador.
E, “o mercado internacional e os imóveis não residenciais” são para Ricardo Sousa duas janelas de oportunidade que a rede pretende aproveitar em 2014 para fazer crescer ainda mais o seu negócio.
Bons ventos de Espanha para a Century 21
O mercado espanhol, cuja concessão está atribuída à equipa da administração da Century 21 Portugal, “assume um papel determinante” na estratégia de internacionalização da rede, explicou Ricardo Sousa. Até porque, “Espanha é claramente uma marca mais reconhecida internacionalmente, o que nos irá permitir ser mais eficazes na captação de clientes internacionais para a Península Ibérica”. Atualmente a Century 21 conta com uma rede de 17 lojas e mais de 180 agentes no país vizinho, distribuídas pelas províncias de Barcelona, Canárias, Astúrias e, mais recentemente, Madrid. Aí, e à semelhança do que acontece do lado de cá da fronteira, a estratégia de crescimento passa por “potenciar as sinergias e economias de escala entre as várias empresas associadas” e por “rentabilizar uma estrutura de maior dimensão e mais profissional, para potenciar a nossa operação”.
Fonte: Público
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.