Operações de grande dimensão nos principais mercados imobiliários impulsionam os volumes de negócio, os quais cresceram 27% no 1.º trimestre de 2014, em face do período homólogo. Para este ano, as projeções indicam crescimento, refere a consultora JLL.
O investimento em imobiliário de retalho na Europa alcança 6,6 mil milhões de euros no 1.º trimestre de 2014. A JLL revela que o investimento em imobiliário de retalho na Europa está bastante dinâmico, com um início de ano sólido e dando sequência aos fortes volumes de investimento registados na segunda metade do ano passado.
O investimento direto em imobiliário de retalho no 1.º trimestre alcançou os 6,6 mil milhões de euros, mais 27% do que os 5,2 mil milhões de euros registados no 1.º trimestre de 2013 e cerca de 20% acima da média trimestral dos últimos cinco anos.
Geograficamente, a parte mais expressiva da atividade continua focada nos mercados líquidos e de grande dimensão do Reino Unido e da Alemanha, que, em conjunto, totalizam 63% do volume transacionado no trimestre. O mercado do Reino Unido continua muito dinâmico, registando um volume de investimento no trimestre de 2,3 mil milhões de euros, 27% acima da média trimestral dos últimos cinco anos. Já na Alemanha, diversos negócios de grande dimensão impulsionaram o volume transacionado para os 1,8 mil milhões de euros, mais 56% do que a média trimestral dos últimos cinco anos. Nos restantes mercados europeus, destaque para o aumento expressivo de atividade nos mercados em recuperação da Itália, Espanha e Irlanda, além também do mercado da Holanda, o que sugere que a apetência dos investidores pela expansão geográfica continua a alargar-se.
Adrian Peachey, head de Retail Capital Markets UK, comenta em nota: “No Reino Unido, observamos elevados níveis de procura quer para ativos secundários de referência quer para os super prime. Além disso, o stock de menor qualidade, quando integrado em portefólios, também tem registado boa procura. Assistimos a um número crescente de novas solicitações para oportunidades de investimento no nosso mercado por parte de um vasto leque de investidores estrangeiros e domésticos, o que reforça a nossa visão de que a forte apetência por stock deste segmento manter-se-á sustentado por um período considerável de tempo”.
O trimestre caracterizou-se pela conclusão de várias operações de grande dimensão nos principais mercados europeus. O maior destes negócios foi a compra da posição de 50% no Centro, em Oberhausen, na Alemanha, por 535 milhões de euros pela Unibail Rodamco. No Reino Unido, a Intu Properties comprou a participação de 50% no Westfield Merry Hill por 407,7 milhões de libras esterlinas (492 milhões de euros) e de 100% do Westfield Derby por 390,3 milhões de libras esterlinas (471 milhões de euros). Entretanto, em França, a Fonciere Aspys está a adquirir o Beaugrenelle Shopping Center em Paris por um preço na ordem dos 700 milhões de euros.
Fonte: OJE
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.