11 junho 2014

Troiaresort acelera vendas com bom contributo dos vistos 'gold'


Até ao primeiro semestre já foram assinadas 21 escrituras, que compara com o total de 39 fechadas em 2013 e com forte contributo dos vistos ‘gold’. O Troiaresort, empreendimento turístico sob a alçada da Sonae Turismo, garante que já há sinais de retoma no segmento do turismo residencial, sendo que o número de escrituras no âmbito da sua oferta de imobiliário está a crescer. 

Em entrevista o director-geral do Troiaresort, João Madeira, revela que "fechámos o ano passado com 39 escrituras, foi um ano muito bom se compararmos com a crise desde 2010 até 2012 que foram anos muito penalizadores para qualquer projecto em Portugal".


E salienta que "notamos alguma retoma em 2013 fruto, quase na totalidade, do peso do mercado internacional, embora o nacional tenha algum contributo". A mesma fonte garante que o ritmo de crescimento neste segmento em 2014 poderá ultrapassar o de 2013, "isto porque no primeiro trimestre já fechámos 21 escrituras o que comparando com o ano inteiro de 39 deixa em aberto que a perspectiva é de fazermos melhor".

Ao actual número de escrituras sobre unidades imobiliárias, acrescem ainda oito contratos promessa de compra e venda e oito reservas. Feitas as contas, até à data, já foram vendidas 288 unidades de imobiliário, do total de 450 unidades que constituem a oferta de imobiliário do Troiaresort (composto por apartamentos, moradias ‘Ocean Village', ‘villas' e lotes para construção.

Vistos ‘gold' geram vendas

João Madeira admite que o grande motor de vendas no mercado residencial "tem sido a atracção relacionada com o visto ‘gold' que tem tido impacto também em Tróia. A medida de Autorização de Residência para Investimento tem sido um dos factores que tem conseguido gerar bastante procura em Tróia". 

Além de os principais investidores serem internacionais "dentro dessa maioria a maior parte são clientes que vieram com o propósito de investimento em Portugal para a obtenção do estatuto de residente", sublinha o director-geral do Troiaresort.

O Troiaresort está a ganhar peso no desempenho da Sonae Capital. A área de ‘resorts' (Tróia excepto Aqualuz), que inclui o Troiaresort representou, em 2013, 20% do total de rendimento operacionals da Sonae Capital. No primeiro trimestre de 2014, o peso foi de 32%. "O facto de o imobiliário estar a crescer face a 2013, assim como os restantes negócios a ideia é manter esse peso e contribuir para que a Sonae Capital cada vez mais se afirme como uma empresa nesta área que é importante para o País como é o turismo", salienta a mesma fonte.

Para combater a sazonalidade do destino - em o mercado externo já está a ser uma ferramenta para reverter este cenário -o empreendimento tem apostado em eventos que ajudem a atrair clientes durante os 12 meses do ano. Uma das estratégias foi o alargar do programa de animação do Verão, com a marca ‘On Troia', para todo o ano como a realização, como por exemplo, em Março passado da terceira edição dos "Encontros em Tróia" que atraiu mais de 200 pessoas. E em Abril com o Mercado Romano, desta vez durante dois dias, que trouxe perto de cinco mil pessoas.

O Troiaresort também já tem procura no turismo de negócios. Em termos de hotelaria, "25% das noites são geradas por eventos, logo já tem um peso bastante significativo", com destaque, por exemplo, de em 2013, ter acolhido o lançamento mundial do Mazda 6.

Fonte: Diário Económico

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