05 setembro 2014

Salão Imobiliário 2014 está em marcha


Realiza-se de 8 a 12 de outubro na Feira Internacional de Lisboa e foi apresentado em 4 de setembro, numa cerimónia realizada na sala do arquivo dos Paços do Concelho que contou com a participação do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado. Na ocasião foi também assinado entre o autarca, em representação da Câmara de Lisboa, e o presidente do Conselho Geral da AIP, Comendador Jorge Rocha de Matos, o protocolo para o Salão Imobiliário de Portugal (SIL) 2014-2017.

Manuel Salgado abordou o “período particularmente agudo da crise financeira, económica e social” em que o país se encontra, para, de seguida, enfatizar os “sinais positivos e de esperança” sentidos no setor imobiliário.

É “absolutamente urgente” dinamizar os setores da construção civil e do imobiliário, pois constituem, respetivamente, uma “alavanca fundamental” da economia nacional e “a chave” do desenvolvimento de qualquer cidade. Por isso é essencial que ganhem uma nova dinâmica na cidade de Lisboa, afirma. 

O vereador lembrou o “triângulo virtuoso” em que assenta a estratégia do atual executivo camarário para a cidade - mais pessoas, mais empresas e melhor cidade –, afirmando que para isso é necessário ter uma oferta de habitação acessível, mais atrativa para as atividades económicas e com melhores espaços públicos e melhores transportes. Tudo isso, frisa, se insere na estratégia definida pelo SIL. 

Manuel Salgado lembrou ainda que a aposta na reabilitação urbana tem sido uma prioridade para a maioria que governa a cidade desde 2007. Por isso o esforço que tem sido feito pelo município nesta área é já hoje visível, um investimento que ronda os 130 milhões de euros: nos últimos cinco anos 95 por cento dos projetos licenciados em Lisboa constituem operações de reabilitação.

O vereador frisa que o investimento privado é já muito superior ao investimento municipal - estima-se em cerca de 600 milhões de euros e adianta alguns números sobre a reabilitação urbana na capital: Na baixa estão atualmente 25 edifícios a sofrer obras de reabilitação integral e na Avenida da Liberdade está por reabilitar apenas um edifício (em 2007 havia 16 edifícios devolutos naquela zona).

Setor em crescimento

Coube a Maria João Rocha de Matos, Diretora Geral da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, apresentar o SIL 2014. Trata-se da 17.ª edição deste certame, que se realizará simultaneamente com a Intercasa e o Vintage Festival. 

O SIL constitui a maior apresentação e oferta de habitação em Portugal, goza de um enorme prestigio internacional e atraiu no ano passado mais de 35 mil visitantes. Contará com a participação privilegiada de compradores internacionais provenientes da China, França e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, e investimentos estimados superiores a 1,5 mil milhões de euros. 

Com uma lógica de trabalho em rede, o SIL aposta no arrendamento, na internacionalização, nos serviços e na reabilitação urbana. Para a edição de 2014 são esperadas 130 empresas, cerca de 40 mil visitantes e mais de 50 convidados internacionais. 

O mercado imobiliário tem sentido uma melhoria crescente, pelo que o SIL estima um crescimento de 30 por cento este ano e promete um salão com maior representatividade em todos os setores de atividade, mais rico na exposição e com mais atividades. 

Na apresentação deste certame, Luís Lima, presidente da APEMIP e do Conselho Estratégico do SIL, referiu que, em termos de investimento estrangeiro no imobiliário português, 2014 “tem sido um ano extremamente positivo”. “O salão vai realizar-se num momento chave, estou convencido que teremos um dos melhores salões imobiliários dos últimos anos”, assegurou, estimando um investimento estrangeiro no primeiro semestre entre os mil e os 2 mil milhões de euros.

O responsável sublinhou o “fabuloso” investimento em imobiliário realizado no segundo trimestre deste ano, que foi “quase o dobro” do investimento do primeiro trimestre e que a aposta deste ano recai nos investidores chineses, franceses e originários dos países da CPLP.

Fonte: CML

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.