A taxa de juro média cobrada pelos bancos na altura de conceder crédito à habitação recuou em Outubro pelo terceiro mês consecutivo, segundo o INE, para o valor mais baixo desde Fevereiro. A descida das Euribor suporta essa evolução.
Os portugueses com crédito à habitação estão a beneficiar da tendência de diminuição registada nas taxas Euribor que servem de referência nos respectivos contratos.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação diminuiu, em Outubro, para 1,439%, face aos 1,471% registados em Setembro. Para além de ser o terceiro mês consecutivo a aliviar, trata-se também da taxa de juro mais baixa desde Fevereiro deste ano.
No seguimento da descida da taxa de juro, também o valor médio da prestação vencida para o conjunto de créditos à habitação registou um alívio. O respectivo valor caiu um euro em Setembro, face aos 259 euros verificados em Agosto e Setembro, para os 258 euros. Em relação aos contratos celebrados nos últimos três meses, a queda verificada em Outubro foi mais significativa, tendo beneficiado de uma queda de nove euros face a Setembro, para os 344 euros.
Já no que respeita à totalidade dos créditos à habitação, o valor do capital médio em dívida situou-se, em Outubro, nos 56.916 euros, o que representa uma redução de 103 euros face ao mês anterior, sendo dado assim seguimento à tendência de quebra que se verifica desde 2011.
Fonte: Económico
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.