20 março 2015

Dicas para concretizar um bom negócio


Conheça oito dicas que o podem ajudar nessa missão. Do lado de quem vende e de quem compra casa há cuidados que ajudam a garantir o melhor negócio e prevenir aborrecimentos. Existem pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença para conseguir vender uma casa mais rápido e a um melhor preço.

1. Estude o mercado: Antes de por a casa à venda pesquise os imóveis vendidos na zona, os que estão disponíveis e os preços. Ajuda-o a avaliar o valor da casa e as possibilidades de a conseguir vender. A zona, tipologia, posição face ao sol e estado de conservação são alguns aspectos que mais valorizam o imóvel.

2. Afaste emoções: Os proprietários tendem a atribui um preço "emotivo" e acima do mercado. Quando isso acontece, demora mais a vender e por vezes o negócio concretiza-se abaixo do valor da casa. Já um preço baixo pode gerar desconfiança. Assim procure traçar um "preço justo", com base em imóveis vendidos na área e estude as tendências do mercado. Portais como são o casayes.pt e o lardocelar ajudam.

3. Ajuda das imobiliárias: Recorrer às imobiliárias implica pagar urna comissão. No entanto, a ajuda profissional pode ajudar a acelerar a venda, já que as imobiliárias têm armas de divulgação que os particulares não dispõem. Apesar de não ser consensual, as imobiliárias garantem que com exclusividade a probabilidade de sucesso na venda é maior, por ser dada mais atenção. 

4. Reparações q.b.: Estudos mostram que o bastam 90 segundos para formar uma opinião sobre o imóvel. Um erro frequente é não preparar a casa para colocação no mercado. Pequenas reparações, cheiro, limpeza, arrumação ou luminosidade, são detalhes que fazem diferença. Mas convém não exagerar nas intervenções porque pode suscitar a dúvida se não existirão problemas "escondidos".

5. À medida do bolso: A maior parte das pessoas precisa de crédito para comprar casa. A boa notícia é que os juros estão em mínimos históricos e os "spreads' das casas também estão a baixar. Contudo, não há garantias que esses ventos favoráveis se mantenham. Procure que o valor da prestação mensal não ultrapasse 40% do rendimento líquido mensal e avalie o impacto no orçamento e eventuais subidas dos juros. Tenha também em atenção que existem muitos outros encargos associados à compra de casa, como comissões bancárias e impostos. 

6. Localização: Pode até apaixonar-se por uma casa e achar que é perfeita, mas não descure a localização. Estar próximo do trabalho, de transportes públicos e de zona de comércio é fundamental para facilitar a movimentação do dia-a-dia. 

7. Conservação: Quando é um imóvel pronto a estrear, há que analisar a construção, a qualidade dos materiais e dos eletrodomésticos. Nas casas em segunda mão, analise todo o estado de conservação, tanto de materiais, possíveis infiltrações, humidade nas paredes, entre outros fatores. 

8. Evite surpresas: Escolhida a casa, há que ter em conta alguns cuidados para evitar surpresas desagradáveis. Dirija-se à conservatória do registo predial para verificar se o vendedor é o verdadeiro proprietário e assegurar-se de que não existem hipotecas ou penhoras sobre a casa.

Fonte: Diário Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.