18 abril 2015

"Na nossa loja não há espaço para vendedores mas sim para conselheiros"


Manuel Sousa e Alfredo Velho, responsáveis da loja ERA Póvoa de Varzim
A loja ERA Póvoa de Varzim foi distinguida pela ERA Portugal pela aposta na inovação e captação de talentos, integrando, com o Estoril e Cascais, o TOP 3 das start-ups surgidas em 2014. Uma oportunidade para falar com Manuel Sousa, gerente, que alerta para a motivação redobrada e para o desafio que esta distinção acarreta.


O que representa para a ERA Póvoa de Varzim fazer parte do TOP 3 das start-ups surgidas em 2014? 
Naturalmente que sermos a melhor loja ERA em 2014, na categoria Start-Up teve uma grande importância a vários níveis. Para a empresa foi um orgulho enorme pelo feito conseguido e pela notoriedade que o mesmo acarreta, quer internamente para os colaboradores (foi uma motivação redobrada para continuarem a trabalhar afincadamente), quer externamente para os concorrentes e clientes que escolhem a ERA para as suas casas. Foi uma continuidade do sucesso atingido na agência ERA Vila do Conde.

Que medidas a nível de inovação e captação de talentos foram implementadas na empresa que permitiram atingir este resultado? 
Somos sinónimo de confiança e profissionalismo e, por isso, conseguimos captar talento. Oferecemos aos nossos colaboradores tudo o que necessitam para terem sucesso, uma formação avançada, são treinados na utilização de tecnologia, ferramentas de marketing de sucesso comprovado, e um sistema de trabalho em equipa. São acompanhados diariamente por um diretor comercial com muita experiência, que aconselha na definição de prioridades e dá treino sobre os aspetos profissionais a melhorar.

Em que medida os recursos humanos são a mais-valia da empresa? 
Sermos uma equipa é um dos segredos do nosso sucesso. É pela qualidade dos nossos recursos humanos que os clientes nos entregam as suas casas para venda, ou tomam a decisão de comprar a sua futura casa. São profissionais com excelente formação académica, deontológica e de comunicação. Todos eles primam pela honestidade, caraterística pessoal que é transmitida ao cliente. Não há espaço para vendedores mas sim para conselheiros que conhecem como ninguém a área geográfica onde desenvolvem o seu trabalho. A nossa área de negócio precisa de profissionais como estes que dignificam, responsabilizam e transmitem credibilidade ao mercado. 

O ano de 2014 caraterizou-se pela melhoria, ainda tímida, da situação económica do país. Que medidas de gestão foram implementadas na ERA Póvoa de Varzim para ultrapassar os obstáculos à atividade imobiliária? 
Os últimos anos foram particularmente difíceis para a atividade imobiliária, com alterações em importantes paradigmas do setor. Verificamos uma redução em termos de concessão de crédito bancário para aquisição de habitação, bem como a desvalorização do valor de muitos imóveis. Ainda assim, conseguimos bons resultados em 2014 porque sempre acreditamos no sistema de trabalho ERA, e também apostamos na divulgação dos nossos imóveis através da distribuição massiva de revistas e folhetos em todo o concelho da Póvoa de Varzim. 

É possível ter uma ideia das características do mercado imobiliário da zona onde atua a consultora? 
O mercado imobiliário da Póvoa de Varzim manteve-se sempre ativo, mesmo naqueles anos mais difíceis da crise. Apesar da crescente importância de residência principal de quem aqui trabalha, continua a ser um mercado de segunda habitação, com especial afluência nos meses de verão, uma vez que é uma das principais estâncias balneares no norte do país. É um bom mercado, sem grandes incumprimentos em relação ao crédito. Prova disso é o facto da banca na Póvoa de Varzim não ter praticamente imóveis em carteira para venda. 

Que segmentos de mercado contribuíram mais para o resultado de vendas da ERA Póvoa de Varzim? 
O mercado do arrendamento na Póvoa de Varzim não é dos mais dinâmicos do país e é pouco expressivo nos resultados da ERA Póvoa e Varzim. A habitação nova para primeira habitação e/ou para férias existe, mas não foi responsável por uma quota de mercado muito expressiva. Apesar de termos todo o tipo de imóveis em carteira, o nosso sucesso foi constituído pelos investidores que apostam na recuperação de imóveis para revenda ou arrendamento.

Qual é a sua expectativa em relação à atividade em 2015? 
O ano de 2015 já está a revelar-se muito positivo, com excelente nível de vendas e com a equipa cada vez mais bem formada, adaptada à função e motivada. Vamos continuar a apostar na publicidade em larga escala da nossa loja e na divulgação dos imóveis que detemos em carteira para venda. Os nossos recursos humanos continuarão a ser a nossa prioridade e o fator-chave de sucesso da nossa empresa, e pretendemos aumentar a equipa durante o ano de 2015. A ligação à ERA Vila do Conde será também para aprofundar, pois juntos somos mais fortes.

Fonte: Vida Económica

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