26 junho 2015

Aumento da procura fortalece a confiança no mercado de compra e venda


Aumenta a procura no arrendamento mas rendas mantêm-se estáveis. Os resultados do RICS/CI PHMS de Maio mostram uma melhoria significativa da confiança no mercado de vendas, suportada pelo acréscimo robusto da procura e por uma recuperação contínua dos preços. No mercado de arrendamento, após um longo período de declínios persistentes, as rendas parecem ter estabilizado. No mercado de vendas, as novas instruções de compra aumentaram ao ritmo mais elevado em três meses tendo os acréscimos reportados acelerado em todas as três regiões abrangidas pelo inquérito.



Ao mesmo tempo, as vendas acordadas aumentaram à taxa mais elevada alguma vez registada (a série iniciou-se em 2010), tendo agora melhorado durante quinze meses consecutivos. Mais, as expetativas relativas a vendas alcançaram um novo máximo em Maio, excedendo o máximo anterior estabelecido em Janeiro (com alguma margem). 

Para Ricardo Guimarães, Director da Ci, “Pela primeira vez em alguns meses, os agentes imobiliários começam a mencionar a situação europeia como uma potencial fonte de risco. Não obstante, dominam os comentários positivos, especialmente devido à melhoria da disponibilidade de crédito à redução dos spreads.” 

Contrariando o cenário de crescimento sustentado da procura e da atividade no mercado, os preços continuam a recuperar a um ritmo constante, como se tem verificado nos últimos cinco relatórios. Olhando para o futuro, as expetativas de preços no curto prazo mostram-se agora mais fortes que em qualquer outro momento ao longo dos cinco anos de existência do inquérito, refletindo a firmeza dos fundamentos do mercado. Para os próximos 12 meses, os respondentes continuam a antecipar aumentos de preços na ordem dos 2% ao nível nacional. Descendo ao nível regional, os maiores ganhos são esperados em Lisboa e no Algarve (perto dos 2,5%) enquanto para o Porto as projeções se mantêm um pouco mais fracas (pouco mais de 1%). O índice de confiança nacional (uma medida composta das expetativas de curto prazo relativas a preços e vendas) saltou para +46 a partir dos +33 registados no último mês, outro recorde do inquérito.

No mercado de arrendamento, a procura por parte dos arrendatários subiu ao ritmo mais rápido desde Agosto de 2014, enquanto as novas instruções por parte dos proprietários continuam a cair de forma acentuada. Apesar de neste momento as rendas permanecerem estáveis, os respondentes esperam uma ligeira recuperação nos próximos três meses.

Na opinião de Simon Rubinsohn, Economista Sénior do RICS, “Uma confiança genuína parece ter retornado ao mercado nos últimos meses, esperando-se que a recuperação das vendas e dos preços acelere daqui para a frente. Contudo, os riscos para a economia ainda não desapareceram e o seu potencial para travar o progresso não deve ser ignorado.”

 
 
 

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.