
O fundo americano Blackstone volta a ser o principal comprador em Portugal, ao adquirir dois centros comerciais no primeiro semestre deste ano. Só esta entidade investiu mais de 400 milhões de euros. O investimento imobiliário em Portugal já ultrapassou a fasquia dos mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano, mostram os dados compilados pela consultora Worx. O indicador aproxima-se assim do recorde de 1,2 mil milhões de euros atingido em 2006.
A contribuir para este resultado está o investimento estrangeiro, que representa 95% do total. A liderar estão os americanos, com destaque para o fundo Blackstone que adquiriu "mais de 400 milhões [de euros] em activos imobiliários".
O maior negócio foi mesmo a compra do Almada Forum e do Forum Montijo. No catálogo de 2015 da Blackstone conta-se ainda o Alverca Park. No ano passado, o fundo norte-americano concretizou também a maior operação, ao adquirir dez activos imobiliários à gestora de fundos do Novo Banco, a então ESAF, por mais de 200 milhões.
Na lista dos grandes negócios realizados no primeiro semestre deste ano contam-se ainda a venda do Dolce Vita Tejo à Eurofund Investments e a alienação de 12 activos Sonae e do Continente Colombo.
A estimativa da consultora imobiliária é de que o investimento global em 2015 possa atingir a fasquia dos dois mil milhões de euros. O sector do retalho é aquele que continua a chamar mais a atenção dos compradores.
Tal como o Negócios escrevia em Fevereiro, os centros comerciais e portefólios de activos serão os destaques nas operações imobiliárias deste ano.
Fonte: Negócios
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.