17 outubro 2015

Absorção de Escritórios em Lisboa regista aumento de 31% entre Janeiro e Agosto 2015


A Área de escritórios contratada entre Janeiro e Agosto de 2015 (69.834m²), em termos acumulados, foi superior em cerca de 31% à registada em igual período do ano transacto (53.456m²). Os números constam de uma análise divulgada pela consultora imobiliária Aguirre Newman e nela se pode constatar que foram contratados em Agosto de 2015 13.472m² de escritórios, valor 85% acima do resgistado em igual mês de 2014 (7.275m²).


O total das operações registadas de Janeiro a Agosto de 2015 foi de 153, correspondendo a mais 9 transações do que em igual período do ano anterior. Analisando a distribuição geográfica dos metros quadrados colocados, a Zona 3 (Zona Emergente) e a Zona 6 (Corredor Oeste) registaram o maior crescimento da área contratada entre Janeiro e Agosto de 2015 face a igual período de 2014, traduzido em 5.914 m² e 3.152 m², respectivamente.

Superfície média aumentou 
A superfície média contratada por transacção, de Janeiro a Agosto, aumentou cerca de 23%, de 371 m² em 2014 para 456 m² em 2015. A Zona Secundária (Zona 4) e o Parque das Nações (Zona 5), com variações de respetivamente, 221% e 45%, foram as que registaram maior variação na superfície média contratada por transação, entre Janeiro e Agosto de 2015, face a igual período de 2014. Avaliando a absorção por intervalo de área contratada de Janeiro a Agosto do ano em curso, nas zonas Prime CBD (Zona 1), Zona Emergente (Zona 3) e Corredor Oeste (zona 6), mais de 50% das transações registaram uma superfície inferior a 300 m². Do total da área contratada de Janeiro a Agosto de 2015, apenas 8% são em edifícios novos e os restantes 92% em edifícios usados, denotando uma preferência clara por instalações usadas. Relativamente à absorção por intervalo de área contratada, 71 transacções (cerca de 46% do total) registaram uma superfície superior a 300 m² e as restantes 82 (cerca de 54% do total) registaram uma superfície inferior a 300 m². No mês de Agosto de 2015, o sector "Serviços Empresas" destaca-se, tendo sido responsável por 76% da área contratada (10.678 m² num total de 13.472 m²).
Grant Thornton Consultores em Miraflores 

A análise da Aguirre Newman surge numa altura em que a consultora, numa operação com a CBRE acabam de colocar a empresa Grant Thornton Consultores no Edifício Arquiparque II em Miraflores. A empresa multinacional de Audit, Tax Advisory irá ocupar uma área com cerca de 300 metros quadrados. 

Rita Carrolo, consultora do departamento de escritórios da Aguirre Newman refere que "na procura de novas instalações, o escritório no Edifício Arquiparque II, por ser um dos edifícios mais recentes, com especificidades técnicas de elevada qualidade, revelou-se a melhor opção para a Grant Thornton. A particularidade do edifício e a fácil adaptação ao espaço, demonstraram ser factores primordiais na tomada de decisão. Como resultado desta operação, verifica-se uma ocupação do edifício próxima dos 100%".
João Diogo Pereira, diretor Associado de Agência de Escritórios e de Global Workplace Solutions realça que "Foi com satisfação que a CBRE acompanhou o processo de mudança da Grant Thornton para aquele edifício. Esta foi uma decisão coerente com o prestígio e dimensão da Grant Thornton, correspondendo à filosofia de trabalho e ao posicionamento da empresa em Portugal. Joaquim Mendes, Diretor Geral da Grant Thornton acrescenta que "a modernidade e eficiência do edifício foram factores determinantes para a decisão na mudança de instalações." 

Comercializado em regime de exclusividade pela Aguirre Newman, o Ed. Arquiparque II, propriedade do FII Imogest gerido pela SGFII Banif Gestão de Activos, com cerca de cinco mil metros quadrados de área bruta de construção acima do solo, localizado junto à A5, pretende prosseguir o assinalável êxito do Ed. Arquiparque I, primeiro parque de escritórios fora do centro de Lisboa, levando mais longe o conceito de harmonia e bem-estar no local de trabalho.

artigo publicado no jornal Construir edição n.º 302

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.