27 outubro 2015

Forte crescimento da procura e das vendas aumenta confiança no mercado


Os resultados do RICS/Ci PHMS (Portuguese Housing Market Survey) de Setembro de 2015 mostram que o crescimento das vendas está a ganhar impulso, sustentado por um período continuado de procura definitivamente crescente. Consequentemente, isto levou a uma aceleração da recuperação dos preços da habitação já em curso. No sector de arrendamento, o desequilíbrio entre o sólido crescimento da procura por parte dos arrendatários e a queda das instruções por parte dos proprietários continua a suportar uma ligeira retoma das rendas.


Para Ricardo Guimarães, Director da Ci, “O mercado imobiliário está a consolidar a sua recuperação o que é claramente um resultado da melhoria do sentimento de mercado reportado pelos agentes. Os empréstimos bancários estão a aumentar, a procura está a crescer e a confiança a reforçar-se. No entanto, alguns agentes ainda mencionam que este é um equilíbrio frágil, devido ao desemprego e incerteza, sendo que o sentimento de mercado ainda varia consoante as regiões.” 

Focando no mercado de compra e venda, as novas instruções de compra sugerem que no mês de Setembro a procura cresceu ao ritmo mais rápido num período de seis meses. Mais, as instruções de compra têm agora subido, em maior ou menor grau, em cada relatório desde Julho 2013. Entretanto, as novas instruções de venda mostraram-se basicamente inalteradas durante o mês de Setembro após terem caído no inquérito anterior. Paralelamente, o volume de vendas alcançou o ritmo mensal mais rápido desde o lançamento do inquérito em 2010. Além do mais, as expetativas de vendas no curto prazo reforçaram-se e continuam a apontar para uma taxa de crescimento da atividade ainda mais acentuada nos próximos 3 meses. 

Dada a melhoria consistente dos fundamentos de mercado, os preços das casas continuam a recuperar, com o ritmo de crescimento a acelerar particularmente em Setembro. De acordo com o inquérito, os preços habitacionais têm vindo a aumentar ao longo de dez meses consecutivos o que se seguiu a quase quatro anos de quedas persistentes. Olhando para o futuro, as expetativas de preços permanecem firmemente em território positivo, em todas as regiões cobertas pelo inquérito, quer para os próximos 3 meses quer para os próximos 12 meses. 

Na opinião de Simon Rubinsohn, Economista Sénior do RICS, “Os resultados de Setembro mostram que a melhoria contínua da atividade no mercado está a reforçar-se. Tal está a ser conduzido pela confiança dos consumidores para fazer compras mais significativas, atingindo-se uma alta pós-crise ao mesmo tempo que o cenário económico continua a desanuviar.”

O índice de confiança nacional (medida composta das expetativas de curto prazo relativas a preços e vendas) aumentou para +42 seguindo os +32 registados anteriormente. Este é o segundo resultado mais elevado já registado, estendendo assim a trajetória positiva da série a Outubro de 2013. 

No mercado de arrendamento, a procura por parte dos arrendatários aumentou novamente a um ritmo sólido, enquanto as novas instruções por parte dos proprietários caíram fortemente. Assim, as rendas subiram novamente, ainda que de forma marginal, enquanto as expetativas apontam para que esta tendência permaneça nos próximos três meses.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.