
No 3º trimestre deste ano, o volume de investimento imobiliário aplicado em Portugal foi de 679 milhões de euros, dos quais apenas 1% foi aplicado por investidores nacionais. Os dados foram apurados pela JLL, segundo a qual o investimento feito de janeiro a setembro no nosso país é já de 1.632 milhões de euros, mais 30% do recorde de 1.253 milhões de euros aplicados no total do ano de 2007.
Portugal segue a tendência europeia, com o velho continente a registar um volume total de investimento no 3º trimestre de 59.300 milhões de euros, mais 24% que em igual período do ano passado. Neste contexto, a Alemanha foi o país mais dinâmico, com um volume de investimento imobiliário acumulado 46% superior ao dos primeiros 9 meses do ano passado, e de 13.500 milhões de euros só no 3º trimestre, mais 70% que no período homólogo.
Por oposição, os volumes de investimento registados no Reino Unido no 3º trimestre ficaram 18% abaixo do período homólogo, apesar de no acumulado do ano estarem 11% acima do acumulado do ano passado. Em França, depois de um 2º trimestre relativamente fraco, os volumes de investimento recuperaram 56% no 3º trimestre face ao mesmo período de 2014 para €5.700 milhões. Nos restantes mercados europeus destaca-se a região Nórdica, com um ganho de 61% no acumulado do ano face ao período homólogo.
Richard Bloxam, Head de EMEA Capital Markets da JLL, comenta que «desde o início de 2015, o investimento em imobiliário comercial na região EMEA tem-se mantido forte, com uma subida de 19% para um volume total de €162.000 milhões». Explica que «a beneficiou do crescente apetite dos investidores por ativos seguros, conjugado com uma elevada liquidez que procura retornos estáveis. Com muitos negócios ainda sobre a mesa, esperamos que esta robustez continue até final do ano».
Fonte: VI
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.