O mercado imobiliário encolheu em setembro, no entanto algumas entidades destacaram-se pela positiva. Os primeiros nove meses do ano têm mostrado um mercado de fundos imobiliários em queda. De acordo com a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios – APFIPP, os ativos sob gestão atingiam 9.725 milhões de euros no final de setembro, o que representa um decréscimo de 5,4% desde do final do ano passado. Já em termos mensais a evolução de agosto para setembro também foi negativa, na ordem dos 2,4%.
Apesar desta queda no último mês do terceiro trimestre do ano, algumas entidades gestoras conseguiram destacar-se pela positiva. Desde logo a BPI Gestão de Activos e a GNB Gestão de Ativos. Estas duas entidades viram os seus ativos sob gestão crescer mais de 20% durante o mês de agosto. A maior subida ocorreu na BPI Gestão de Activos que aumentou em 30% o seu património, para mais de 346 milhões de euros. Já na GNB Gestão de Ativos foi registado o segundo maior aumento percentual e o principal crescimento monetário. Ou seja, a valorização situou-se em praticamente 25%, ou sejam 152 milhões, para mais de 768 milhões de euros.
Cresceram mais entidades, embora o mercado tenha decaído
A Associação contabiliza 32 entidades no segmento imobiliário. Dessas, 13 conseguiram ter crescimento nos seus ativos sob gestão em setembro. Além das já mencionadas BPI Gestão de Activos e GNB Gestão de Ativos, destaque para a Fundiestamo e para a Square Asset Management que cresceram, ambas, mais de 2%. A primeira 2,89% para 199 milhões e a segunda 2,21% para 851 milhões de euros.
As entidades que cresceram em setembro
Fonte: Funds People Portugal
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.