Entre as 6 categorias que compõem os fundos imobiliários, os de arrendamento habitacional foram os únicos a crescer desde dezembro de 2013.
No final de maio, o valor do mercado dos fundos imobiliários em Portugal ascendia a 12.117 milhões, o que representa um recuo face ao final do ano passado, onde o total ultrapassava os 12.292 milhões de euros.
São seis as categorias que compõem os fundos de investimento imobiliário, mas dessas apenas uma consegue ter resultado positivo em 2014, de acordo com dados da APFIPP: a dos fundos de investimento imobiliário de arrendamento habitacional (FIIAH). Segundo a Associação, esta categoria cresceu 0,7% desde do final do ano, o que representa um aumento de 11,3 milhões para os 1.623 milhões de euros. Em termos de quota de mercado, a categoria passou de 13,1% para 13,4%.
Fundos fechados têm mais de metade do mercado
Na outras cinco categorias, que apresentam uma tendência decrescente, quando comparado com o final do ano passado, a maior descida em valor absoluto aconteceu nos fundos fechados. Apesar disso é a este tipo de produto que pertencem os maiores volumes de ativos sob gestão, que mesmo com a descida registada, detinham no final do mês passado 52,3% do mercado, ou seja, mais de 6.334 milhões de euros. Já os fundos abertos de acumulação continuam no segundo lugar com 2.157 milhões e os fundos abertos de rendimento fecham o top 3 com mais de 1.890 milhões de euros. Estas três categorias juntas representam mais de 85% do mercado nacional
Variação dos fundos imobiliários
Valores em milhões de euros
Fonte: Funds People / APFIPP a 31 de maio
Autor da imagem: antalcura, Flickr, Creative Commons
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.