Mesmo com o segmento imobiliário em queda desde do final do ano passado, existem gestoras que conseguem crescer em Valor Líquido sob gestão. Descubra quais.
Nos primeiros dez meses do ano o segmento imobiliário evidencia uma queda de 6% no que toca ao valor da carteira de todos os fundos imobiliarios que fazem parte da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios – APFIPP.
De acordo com esta fonte, “em 30 de Junho de 2015, os montantes geridos pelas Entidades consideradas na análise eram responsáveis por 89,46% do total gerido por Fundos de Investimento Imobiliário (fonte: CMVM)”. Os dados da Associação mostram que das mais de três dezenas de entidades registadas na APFIPP, apenas dez conseguem ter crescimentos nos primeiros dez meses do ano, no que toca ao valor líquido sob gestão.
O maior aumento monetário acontece na BPI Gestão de Activos. Entre o final do ano passado e o último dia do mês passado, a entidade viu o seu valor em carteira aumentar quase 170 milhões, para 347,4 milhões de euros. A entidade gere dois produtos: o Imofomento e o Josiba Florestal. O primeiro é o maior, em termos de património, com mais de 322,8 milhões de euros, sendo também o terceiro maior produto do segmento, enquanto o segundo gere praticamente os 25 milhões de euros que restam para o total mencionado. Em termos percentuais o aumento verificado nesta gestora situou-se em 95,71%, sendo apenas ultrapassada pela GEF.
Nesta, o incremento foi de 124,7%, o que corresponde a mais 155 milhões de euros, para acumular um saldo final superior a 280 milhões de euros. A entidade tem sob sua responsabilidade oito produtos, com o maior a ser o Fundo Amoreiras com mais de 200 milhões de euros.
Realce ainda, para mais uma entidade que regista um aumento superior a 50 milhões de euros. Trata-se da Square Asset Management que aumentou o seu Valor Líquido sob gestão em 6,9% - 54,9 milhões – para os 851,5 milhões de euros. A sociedade gere cinco produtos, com o maior a ser o CA Património Crescente. No final de outubro o valor da carteira do produto atingia 300,9 milhões de euros, sendo assim o quinto maior do mercado. Este fundo também se tem destacado nos prémios MSCI European Property Investment, já que foi galardoado recentemente pelo quinto ano consecutivo.
As gestoras de fundos imobiliários com maior crescimento em 2015
Fonte: APFIPP no final de outubro
Fonte: Funds People Portugal
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.