18 janeiro 2016

Remax aposta em recrutar acima dos 45 anos


A imobiliária já tem mais de 1400 colaboradores com mais de 50 anos. E está a dar resultados. Os desempregados de longa duração são um dos fenómenos mais preocupantes do mercado de trabalho. As empresas portuguesas discriminam os trabalhadores mais velhos, de acordo com um estudo da Universidade de Aveiro. A Remax aposta em recrutar colaboradores mais séniores. Hoje já têm mais de 1400 colaboradores com mais de 50 anos que asseguram 32% da faturação revela Beatriz Rúbio, CEO da Remax.


Porque decidiram começar a contratar pessoas mais séniores? 
A decisão foi tomada, inicialmente, por razões sociais. Há uns anos que se assiste a fenómeno de pessoas desempregadas muito válidas. Só porque têm mais de 45 anos têm muita dificuldade em conseguir trabalho. Começamos a contratá-las e temos tido resultados muito bons. Porque são pessoas mentalmente muito activas, com uma atitude muito determinada que precisam de ter rendimento. As pessoas chegavam a nós desesperadas.

As pessoas já se sentiam em baixo por ter mais de 45 anos?
Porque tinham ido a muitas entrevistas sem sucesso. Muitas vezes viam as suas candidaturas rejeitadas por telefone quando diziam a sua idade. Neste momento já temos mais de 1400 pessoas com mais de 50 anos. Mais de 58% são homens. São pessoas muito focadas. Porque sabem que este é o trabalho da sua vida e sentem que tem de fazer desta oportunidade um êxito. E a atitude é quase 80% do nosso desempenho. São pessoas formadas que querem continuar a ser activas para a sociedade. Temos muitos advogados e arquitetos que nunca pensaram vender casas e agora sentem-se realizados.

E esta política de recrutamento está a ter resultados?
O resultado foi muito positivo. Crescemos com estas políticas de inclusão social dos mais velhos. Neste momento essa fatia de colaboradores já representa cerca de 32% da nossa faturação. Contratar estas pessoas, para além de ser uma causa social, tem resultados porque são pessoas que se entregam a 500%, tal como no início da carreira. Temos um caso de um colaborador de 79 anos, que entrou na rede há seis meses, que começou agora esta nova carreira e está a ter êxito. 

Como está a evolução do negócio da Remax? 
Continuamos a crescer, mas um crescimento ponderado. Os tempos continuam difíceis mas há mais crédito à habitação. Já se nota um crescimento na economia. Mas estamos a fazer apostas novas e encontrar soluções alternativas como esta. 

Dirige o movimento Motiva-te, o que recomenda aos portugueses para ter sucesso em 2016? 
Recomendo que dêem pequenos passos mais certos. O que significa definir um objectivo a longo prazo mas definir pequenos passos escritos como objetivos mensais ou até quinzenais. Porque são estes pequenos êxitos que vamos tendo ao longo do ano que nos permitem atingir os objetivos de longo prazo. Porque senão os objetivos parecem estar longe demais. E se não estás feliz muda-te, porque não és uma árvore!

Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.