20 janeiro 2016

Tendências para imobiliário em 2016


O setor imobiliário tem vivido nos últimos 2 anos uma fase de clara recuperação, tendo o ano de 2015 sido, certamente, um dos melhores. Aliás, atrevo-me a dizer, o melhor dos últimos 10 anos. Será para continuar? Todos desejamos que sim! 
Sem o Orçamento de Estado divulgado e sem se saber o que muda ou o que se mantém nesta legislatura quanto ao setor imobiliário, é complicado prever os principais drivers desta área para este ano. Os investidores estrangeiros aguardam com expectativa, havendo algum “wait and see”, pese embora na Europa, face à elevada liquidez e poucas alternativas de rentabilidade, as transações continuem elevadas.

Os particulares não residentes vão continuar interessados, mas vão arrendar mais do que comprar até perceberem se haverá imposto sobre património e de sucessão, fatores cuja ausência em Portugal trouxe elevado investimento oriundo de França e países do norte da Europa. Esperamos também a manutenção do dinamismo atual no setor turístico. Os golden visa oriundos da China estão a deslocar-se para Espanha, o que parece não relacionado com alterações na legislação, mas porque os vistos e suas renovações demoram menos tempo a serem analisados. Será que o mercado interno vai conseguir ser o principal dinamizador do setor e compensar algum abrandamento internacional? 

Em suma, serão três as principais tendências: nos particulares, a procura vai manter-se elevada, mas a subida de preços pode abrandar face a menor procura em zonas prime e no mercado médio-alto. Nos imóveis “não residenciais” a evolução dependerá da Economia continuar a crescer, mas para já há mais procura com interesse em armazéns e lojas, e algum em terrenos para construir habitações. No entanto, o foco destes interessados centrar-se-á no mercado da reabilitação com menor investimento e menor risco. Ao nível do arrendamento, esperamos a manutenção de procura em níveis elevados, embora com estabilização do valor das rendas. 

Por José Araújo, Diretor da Direção de Negócio Imobiliário do Millennium bcp
Fonte: Público Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.